MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP envia caso à OAB por possível captação irregular de clientela
Litigância predatória?

TJ/SP envia caso à OAB por possível captação irregular de clientela

Colegiado também manteve a extinção de uma ação revisional de contrato bancário por ausência de emenda à petição inicial.

Da Redação

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Atualizado às 15:44

A 19ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve a extinção de uma ação revisional de contrato bancário por ausência de emenda à petição inicial e negou provimento ao recurso interposto pela autora. Por unanimidade, o colegiado também determinou o envio de ofício à Comissão de Ética e Disciplina da OAB/SP, diante de indícios de captação irregular de clientela por parte da defesa da parte autora.

A ação foi ajuizada com o objetivo de revisar cláusulas de um contrato de empréstimo consignado firmado com o Banco Votorantim S.A. O juízo de primeiro grau indeferiu a petição inicial, considerando que a autora não cumpriu ordem de emenda para adequação da peça.

Como consequência, o processo foi extinto sem resolução de mérito, com base no artigo 485, inciso I, do CPC. A autora interpôs apelação, alegando cerceamento de defesa e pedindo, novamente, a concessão da gratuidade de justiça.

Relator do acórdão, o desembargador Ricardo Pessoa de Mello Belli afastou a preliminar de cerceamento de defesa, ressaltando que a parte recorrente não indicou quais documentos pretendia juntar aos autos nem justificou de forma consistente a alegada necessidade de dilação probatória. Para o relator, não ficou demonstrado prejuízo processual.

 (Imagem: Pexels)

TJ/SP rejeita apelação em ação revisional e envia caso à OAB por possível captação irregular de clientela.(Imagem: Pexels)

No mérito, o relator entendeu que a apelação era inepta, uma vez que não atacava de forma específica os fundamentos da sentença, contrariando o disposto no artigo 1.010, inciso III, do CPC. O recurso também apresentou argumentos genéricos e desconectados dos autos, o que impediu seu conhecimento.

Ainda foi constatado que o recurso foi interposto sem preparo adequado, pois não houve justificativa para a ausência de recolhimento das custas processuais e do porte de remessa e retorno.

Diante disso, o TJ/SP negou provimento ao recurso e fixou os honorários sucumbenciais em R$ 1 mil, com base no valor da causa e no trabalho realizado em segunda instância.

No encerramento do julgamento, o relator determinou que a decisão fosse comunicada à Comissão de Ética e Disciplina da OAB/SP. A medida foi motivada por trechos das contrarrazões apresentadas pelo banco, que indicam a possível prática de captação irregular de clientela por parte da defesa da autora, em desconformidade com o Código de Ética e Disciplina da advocacia. A determinação visa permitir que o órgão de classe apure eventuais infrações de conduta profissional no âmbito da atuação do patrono.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS