MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF absolve jornalista Ricardo Antunes de acusação de extorsão
Absolvido

STF absolve jornalista Ricardo Antunes de acusação de extorsão

Ministros seguiram entendimento do relator do caso, ministro Edson Fachin, que apontou ausência de provas que configurassem o crime imputado.

Da Redação

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Atualizado às 14:28

O jornalista Ricardo Antunes foi absolvido pela 2ª turma do STF, por unanimidade, da acusação de extorsão contra o cientista político Antônio Lavareda. O relator do caso, ministro Edson Fachin, apontou ausência de provas que configurassem o crime imputado.

Antunes foi acusado pelo crise de extorsão com base em denúncia do MP/PE, segundo a qual ele teria exigido R$ 2 milhões de Lavareda sob ameaça de continuar publicando conteúdo ofensivo em seu blog "Leitura Crítica".

O jornalista, que chegou a cumprir cinco meses de prisão preventiva, sempre negou o crime, afirmando que cobrava valores por serviços prestados em intermediações comerciais entre Lavareda e a CNI - Confederação Nacional da Indústria.

Em 1ª instância, o juízo condenou o jornalista a oito anos de reclusão, decisão que foi mantida posteriormente pelo TJ/PE.

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

STF absolveu jornalista Ricardo Antunes acusado pelo crime de extorsão.(Imagem: Reprodução/Instagram)

Ao analisar o caso no STF, o relator, ministro Edson Fachin, destacou que não restou verificado os três elementos essenciais para a caracterização do crime de extorsão: constrangimento por grave ameaça, intenção de obter vantagem econômica indevida e a efetiva exigência dessa vantagem.

Para o relator, "nem a ameaça demonstrou-se concreta, precisa e grave, nem ficou suficientemente evidenciado que a vantagem econômica pretendida fora indevida, o que compromete a tipificação do delito de extorsão".

Outro ponto considerado foi a inconsistência da denúncia, que não especificou de forma clara qual teria sido a grave ameaça, tampouco provou se a exigência de dinheiro foi feita de maneira coercitiva.

Nesse sentido, o ministro destacou que os elementos reunidos no processo não demonstraram que Antunes tenha feito exigências em tom ameaçador, apontando, inclusive, que a iniciativa do pagamento pode ter partido de terceiros.

"A denúncia indica que a grave ameaça não teria sido dirigida diretamente à vítima, mas transmitida por um terceiro, amigo em comum, que teria recebido as intimidações e repassado a mensagem ao ofendido", observou.

O voto também transcreveu trecho do depoimento do então senador Armando Monteiro, que revelou ter sido Antunes o responsável por aproximar Lavareda da presidência da CNI, resultando na contratação da empresa de Lavareda para prestação de serviços à confederação.

Segundo o relator, a fala reforçou que havia entre os envolvidos uma relação profissional, o que corroboraria com a tese de que Antunes compreendia como devida a vantagem econômica exigida.

Por fim, Fachin ressaltou que "em caso de ausência de prova segura e firme do dolo, o julgador deve proceder à absolvição do acusado em consonância com o princípio da presunção de inocência". 

Diante disso, o colegiado anulou a sentença condenatória e o acórdão do TJ/PE que a manteve, absolvendo Ricardo Antunes.

Leia o voto do relator.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.