MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. INSS: Comissão da OAB/SP orienta e alerta sobre fraudes e novo golpe
Previdência

INSS: Comissão da OAB/SP orienta e alerta sobre fraudes e novo golpe

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SP, Joseane Zanardi Parodi, orienta aposentados sobre como prevenir golpes e alerta que criminosos estão se passando por servidores do INSS.

Da Redação

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Atualizado às 16:37

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SP, Joseane Zanardi Parodi, comenta sobre os direitos dos aposentados e pensionistas prejudicados por descontos indevidos no INSS. Ela também faz um alerta: golpistas têm se passado pelo INSS para entrar em contato com as vítimas da fraude.

"Eles fazem contato, por WhatsApp ou telefone, pedindo documentos e dados bancários, dizendo que irão devolver o dinheiro descontado indevidamente. Porém, usam a documentação e informações pessoais para aplicar golpes no nome da pessoa. É possível falsificar documentos, com objetivo de abrir contas bancárias de laranjas para outros crimes, fazer compras em nome do segurado, ou seja, usar esses documentos para vários fins"

 (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Fraude no INSS: comissão da OAB SP orienta vítimas e alerta sobre novo golpe.(Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Como identificar descontos indevidos

Segundo Joseane Zanardi, os beneficiários podem verificar se sofreram descontos acessando a plataforma Meu INSS e consultando o extrato do benefício. "Quando é crédito, sempre aparece com o código 01. Quando é débito (desconto), aparece com o código 02", explica.  

Para calcular o valor descontado, é recomendado conferir os lançamentos dos últimos seis meses. Caso necessário, a pesquisa pode ser ampliada para identificar quando os descontos começaram a ocorrer. A especialista sugere o uso de planilhas para organizar os dados e estimar o prejuízo. Se confirmado o desconto indevido, o pedido de exclusão pode ser feito pelo próprio Meu INSS.

Prevenção contra fraudes

Quem não identificou descontos também pode adotar medidas preventivas. No portal Meu INSS, é possível solicitar o bloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato, impedindo futuras cobranças indevidas, inclusive de empréstimos consignados. Para desbloquear essa opção, pode ser necessário comparecer presencialmente a uma agência do INSS.

A orientação da OAB/SP é que o beneficiário acompanhe regularmente seu extrato para identificar possíveis irregularidades.

Como proceder em caso de desconto indevido

Se houver desconto sem autorização, o beneficiário deve:

  • Consultar o termo de adesão da mensalidade associativa no Meu INSS;
  • Registrar um Boletim de Ocorrência (BO), indicando a data da identificação do desconto;
  • Procurar órgãos de defesa do consumidor e acionar o Juizado de Pequenas Causas.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os valores cobrados indevidamente devem ser devolvidos em dobro. Além disso, é possível pedir indenização por danos morais contra os responsáveis.

Novo golpe: falsos agentes do INSS

Joseane Zanardi também alerta sobre uma nova prática criminosa: golpistas têm entrado em contato com aposentados e pensionistas, se passando por servidores do INSS. Eles solicitam documentos e dados bancários, prometendo a devolução dos valores descontados. No entanto, essas informações são usadas para abrir contas fraudulentas, fazer compras e praticar outros crimes em nome da vítima.

Ressarcimento pelo governo

O governo federal anunciou um plano para ressarcir integralmente os aposentados e pensionistas prejudicados pelos descontos. Os repasses a entidades foram suspensos. Contudo, ainda não há informações sobre os critérios, prazos ou a origem dos recursos para os reembolsos.

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...