MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre Maria Nice Miranda, aos 95 anos, 1ª defensora pública do país
Falecimento

Morre Maria Nice Miranda, aos 95 anos, 1ª defensora pública do país

Ela estava internada no Hospital Copa Star, em Copacabana, desde o dia 12 de abril.

Da Redação

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Atualizado às 08:06

Maria Nice Leite de Miranda, a primeira mulher a exercer o cargo de defensora pública no Brasil, faleceu na manhã deste domingo, 27, aos 95 anos. Ela estava hospitalizada no Copa Star, em Copacabana/RJ, desde 12 de abril. A causa do óbito não foi divulgada.

"Sua trajetória pioneira como 1ª defensora pública mulher no país e seu compromisso com a Justiça deixarão um legado que seguirá inspirando gerações", afirmou o defensor público-geral do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, em nota oficial.

hasIntagram

Natural de Cantagalo/RJ, Maria Nice iniciou sua carreira no Ministério Público estadual em 1958. Posteriormente, optou por integrar o grupo inicial de defensores públicos do Estado, na recém-criada carreira vinculada à Procuradoria-Geral de Justiça. Esse grupo, composto por seis homens, havia sido nomeado pelo então governador do Estado do Rio de Janeiro, Ernani do Amaral Peixoto, em 1954, após a aprovação da lei que estabeleceu a estrutura da Procuradoria e o cargo de Defensor Público. Maria Nice integrou o segundo grupo de nomeados, juntamente com outros dois defensores.

Em 1974, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora da Assistência Judiciária do antigo Estado do Rio de Janeiro, permanecendo até a extinção do órgão, em 1975, com a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. Em 2007, recebeu do TJ/RJ o Colar do Mérito Judiciário, em reconhecimento à sua relevante atuação na defesa dos direitos dos mais necessitados.

Aposentou-se aos 70 anos na Defensoria Pública do Rio de Janeiro, instituição que considerava seu segundo lar. A Prefeitura de Cantagalo lamentou o falecimento em nota: "Nesse momento de dor solidarizamos com os familiares e amigos e expressamos os nossos sinceros sentimentos".

O velório ocorreu no Fórum de Cantagalo, e o sepultamento aconteceu às 17h deste domingo em um cemitério local.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP