MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogado alerta para riscos legais ao encerrar contrato de experiência
Contrato de experiência

Advogado alerta para riscos legais ao encerrar contrato de experiência

Lucas Santos de Oliveira, do escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados, destaca que a modalidade exige atenção aos prazos, formas de rescisão e interferência de convenções coletivas.

Da Redação

terça-feira, 29 de abril de 2025

Atualizado às 14:02

Com duração máxima de 90 dias e frequentemente utilizado por empresas para a adaptação de novos colaboradores, o contrato de experiência é uma modalidade comum nas relações de trabalho formais.

No entanto, o fim desse tipo de contrato - seja por término natural ou rescisão antecipada - levanta dúvidas frequentes entre empregadores e empregados sobre direitos, verbas rescisórias e obrigações legais.

O advogado trabalhista Lucas Santos de Oliveira, do escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados, destaca a importância de observar os prazos legais e de garantir o correto cumprimento das obrigações trabalhistas para evitar problemas jurídicos.

"O período de 90 dias é uma via de mão dupla. O empregador avalia o desempenho e adaptação do funcionário, enquanto o empregado analisa o ambiente e as condições do trabalho", explica.

Independentemente do motivo do encerramento, o trabalhador tem direito ao saldo de salário, 13º proporcional, férias com 1/3 proporcionais e FGTS. Mas o motivo da rescisão impacta diretamente em outras verbas, como:

  • Sem justa causa pelo empregador: Além das verbas acima, o trabalhador recebe multa de 40% sobre o FGTS e indenização de metade dos salários restantes até o fim do contrato;
  • Com justa causa: Recebe apenas verbas proporcionais até a data da demissão;
  • Pedido de demissão: Pode ter de indenizar o empregador em até metade dos salários que receberia até o fim do contrato.

"É fundamental entender como se deu a rescisão, pois disso decorrem diferentes direitos e obrigações trabalhistas", alerta o advogado.

 (Imagem: Divulgação)

Lucas Santos de Oliveira.(Imagem: Divulgação)

Seguro-desemprego e FGTS: Quais os critérios?

Trabalhadores sob contrato de experiência não têm direito ao seguro-desemprego ao fim do vínculo. Já o FGTS deve ser recolhido durante todo o período e, nos casos de demissão sem justa causa, o trabalhador pode sacar o saldo.

E se o funcionário continuar após o fim do contrato?

Caso o colaborador continue trabalhando sem a formalização de um novo contrato, o vínculo é automaticamente convertido em contrato por tempo indeterminado, com todos os direitos correspondentes, incluindo estabilidade e demais garantias legais.

"Esse é um ponto sensível. A continuidade sem formalização pode representar riscos jurídicos e custos adicionais para a empresa", reforça o especialista.

Convenções coletivas podem alterar prazos?

Segundo entendimento recente do STF, acordos ou convenções coletivas podem prever, por exemplo, prorrogações acima do limite legal de 90 dias, adaptando o contrato às necessidades de setores específicos.

"É essencial que empregadores e empregados conheçam os acordos coletivos aplicáveis à sua categoria, pois eles podem modificar regras previstas na legislação", conclui Lucas Santos de Oliveira.

Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...