MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TST homologa acordo entre Vale e famílias das vítimas de Brumadinho
Compensação

TST homologa acordo entre Vale e famílias das vítimas de Brumadinho

Conciliação entre Vale e espólios das 272 vítimas encerra 63 ações trabalhistas; adesão poderá ser feita até julho de 2026

Da Redação

quinta-feira, 1 de maio de 2025

Atualizado às 16:37

O TST homologou, na última quarta-feira, 30, acordo entre a Vale S.A. e os espólios das 272 vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG. O pacto encerra 63 ações trabalhistas e assegura indenizações extrapatrimoniais a todas as vítimas, incluindo dois nascituros, cujas mães estavam grávidas à época da tragédia.

O acordo foi fruto de negociações conduzidas ao longo de mais de quatro meses pelo Cejusc, vinculado à Vice-Presidência do TST. No total, foram mais de 950 horas de mediação, envolvendo sessões coletivas e audiências específicas com participação de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

 (Imagem: Flickr/Fellipe Sampaio/TST)

TST homologa acordo entre Vale e familiares de vítimas de Brumadinho.(Imagem: Flickr/Fellipe Sampaio/TST)

Universalização das reparações

A conciliação contempla inclusive espólios cujos familiares não ingressaram com ação judicial ou cujas ações foram julgadas improcedentes. O ministro Cláudio Brandão, vice-coordenador do Cejusc, destacou que se trata de um acordo estruturante, que define as obrigações da empresa com valores e condições para adesão. Os inventariantes interessados poderão procurar a Defensoria Pública e comprovar judicialmente a regularidade do processo de inventário.

A Vale terá até 1º de agosto de 2025 para depositar na Justiça do Trabalho os valores correspondentes às indenizações. Os recursos ficarão à disposição do processo de inventário para pagamento aos espólios das vítimas.

Declarações 

Durante a cerimônia de homologação, o presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, afirmou que a Justiça do Trabalho tem reafirmado sua importância ao lidar com questões que transcendem a CLT

"É a Justiça do Trabalho sendo fiel à sua origem, à sua importância e à sua participação nessa pacificação social, deixando que as partes tragam o resultado daquilo que estão dispostos a conseguir." 

O vice-presidente do TST e coordenador do Cejusc-TST, ministro Mauricio Godinho Delgado, classificou o momento como um marco histórico. "O Direito e a Justiça encontram sua mais alta conexão e expressão quando, em meio às dores humanas, conseguem promover reconhecimento, reparação e respeito à dignidade da pessoa humana".

Nayara Cristina Dias Porto Ferreira, presidente da Avabrum - Associação dos Familiares de Vítimas de Brumadinho, destacou o simbolismo do acordo.

"Que sirva de marco de responsabilização e, acima de tudo, de instrumento para que tragédias como a de Brumadinho jamais se repitam em nosso país."

Representando a Vale, Humberto Moraes Pinheiro afirmou, "seguimos o caminho correto, de buscar o que é certo, de responder por um dano que a empresa causou, com humildade, a cada dia aprendendo mais".

Próximos passos

O Cejusc continuará promovendo audiências para garantir que todos os espólios sejam alcançados. A possibilidade de adesão ao acordo permanece aberta até julho de 2026.

O procurador-geral do MPT, José de Lima Ramos Pereira, a presidente do TRT da 3ª região, desembargadora Denise Alves Horta, a defensora pública-geral da União, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, o defensor público-federal Jovino Bento Júnior e o representante do TJ/MG, José Ricardo Vera, também participaram da cerimônia.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA