MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza valida rescisão contratual por falha na manutenção de elevadores
Rescisão motivada

Juíza valida rescisão contratual por falha na manutenção de elevadores

Magistrada afastou cobrança de multa rescisória prevista em contrato ao reconhecer a falha na prestação dos serviços.

Da Redação

domingo, 11 de maio de 2025

Atualizado em 9 de maio de 2025 15:45

A juíza de Direito Lília Maria de Souza, da 22ª vara Cível de Goiânia/GO, reconheceu a rescisão contratual promovida por condomínio contra a empresa Elevadores Atlas Schindler Ltda., após sucessivos problemas na manutenção de um dos equipamentos. Na decisão, a magistrada reconheceu a falha na prestação dos serviços, afastando a cobrança da multa rescisória prevista em contrato.

O condomínio relatou que firmou contrato com a empresa para manutenção preventiva e corretiva dos elevadores, mas enfrentou problemas recorrentes com um deles, em razão de diagnósticos equivocados e substituições desnecessárias de peças, como o motor. Diante disso, decidiu rescindir o contrato por justa causa.

Em defesa, a empresa sustentou que a rescisão foi imotivada e que os serviços foram prestados com excelência, conforme relatórios de manutenção anexados ao processo.

Nesse sentido, alegou que o condomínio teria rompido o contrato para contratar outra empresa por preço inferior, sendo legítima a cobrança do valor correspondente à multa contratual prevista em caso de rescisão.

 (Imagem: Freepik)

Justiça valida rescisão contratual por falha na manutenção de elevadores.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, e com base nos documentos juntados, especialmente os relatórios de manutenção e comunicações por e-mail, a magistrada concluiu que houve falhas reiteradas na prestação dos serviços e ausência de resposta da empresa diante das reclamações.

Assim, destacou cláusula do contrato que permite a rescisão sem aviso prévio em caso de inadimplemento, o que entendeu ter ocorrido.

"Entendo que a rescisão contratual promovida pelo autor foi motivada, sendo aplicável a cláusula 10.1.1 do contrato, que autoriza a rescisão sem aviso prévio em caso de inadimplemento de qualquer das partes. Nesse sentido, a cobrança da multa rescisória pela requerida é indevida, devendo ser declarada a inexistência do débito."

Diante disso, julgou procedente o pedido, reconhecendo a validade da rescisão contratual promovida pelo condomínio.

O escritório José Andrade Advogados atuou pelo condomínio.

Leia a sentença.

José Andrade Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA