MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza autoriza penhora de 30% do salário de devedor em execução
$$$

Juíza autoriza penhora de 30% do salário de devedor em execução

Decisão considerou ausência de bens e de tentativa de acordo por parte do executado.

Da Redação

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Atualizado às 16:41

O juiz Rafael Machado de Souza, de Montes Claros de Goiás/GO, autorizou a penhora de 30% do salário de devedor em ação de execução de título extrajudicial ajuizada por empresa.

Na decisão, o magistrado analisou o pedido de penhora formulado pela exequente e entendeu ser possível a constrição de parte dos rendimentos do executado, com base na jurisprudência consolidada do STJ, que admite a relativização da regra de impenhorabilidade do salário em hipóteses excepcionais, desde que preservado o mínimo existencial.

Segundo o juiz, a medida foi justificada pela tramitação prolongada do processo, pela ausência de bens penhoráveis e pela falta de iniciativa do devedor em propor acordo.

 (Imagem: Freepik)

Justiça de Goiás autoriza penhora de salário para garantir efetividade na execução de dívida.(Imagem: Freepik)

Ressaltou, ainda, que o percentual de 30% se mostra insuficiente para comprometer a subsistência do executado, observando o entendimento firmado no REsp 1.582.475 e em outros precedentes do TJ/GO e STJ sobre o tema.

Com isso, determinou-se a expedição de ofício ao órgão empregador do executado para que proceda ao bloqueio mensal do percentual autorizado, com depósito dos valores em conta vinculada ao juízo, até o integral pagamento da dívida.

"A relativização da impenhorabilidade, quando autorizada por lei e aplicada com cautela, reafirma o compromisso do Judiciário com a efetividade da execução e a segurança jurídica. A decisão contribui para o fortalecimento das práticas responsáveis de recuperação de ativos, sempre com respeito aos direitos fundamentais das partes envolvidas", avalia o advogado Peterson dos Santos, que atuou no caso e é sócio-diretor do escritório Eckermann & Santos - Sociedade de Advogados.

Leia aqui a decisão.

Eckermann & Santos - Sociedade de Advogados

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616