MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/SP pede esclarecimentos a entidades Federais sobre irregularidades na folha de pagamento do INSS
Fraude

OAB/SP pede esclarecimentos a entidades Federais sobre irregularidades na folha de pagamento do INSS

Ordem paulista solicita fiscalização e medidas corretivas por parte dos órgãos responsáveis.

Da Redação

terça-feira, 20 de maio de 2025

Atualizado às 13:46

A OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, por meio da Comissão de Direito Previdenciário, encaminhou ofício solicitando esclarecimentos e providências urgentes sobre denúncias de abusos cometidos pela Crefisa S.A., instituição financeira responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários. O documento foi encaminhado ao INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, à Dataprev (Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social), à CGU - Controladoria-Geral da União, ao Bacen - Banco Central e à Febraban - Federação Brasileira de Bancos.

O documento aponta supostas violações contratuais, como empréstimos não solicitados, falta de transparência, atendimento precário e restrições indevidas ao acesso aos valores, afetando principalmente idosos e beneficiários vulneráveis. 

 

A OAB SP destaca, no documento, que a Crefisa, vencedora de 25 dos 26 lotes do Pregão nº 90.005/2024, criou um monopólio temporário, contrariando princípios da livre concorrência e da dignidade dos aposentados. O ofício cita, ainda, possíveis irregularidades na Instrução Normativa PRES/INSS nº 172/2024 e pede a revisão do contrato, além de medidas corretivas e fiscalização rigorosa.

Entre as solicitações, a Ordem paulista requer a apresentação de documentos comprobatórios por parte da Crefisa, a aplicação de sanções administrativas, a revisão das normas para evitar futuros abusos, a revogação da instrução normativa que fundamenta o contrato, bem como a interrupção da manutenção dos serviços ofertados nos lotes em que a Crefisa S.A. detém controle absoluto sobre a folha de pagamentos da previdência pública do regime geral.

 (Imagem: Reprodução/Arte Migalhas)

Abusos cometidos pela Crefisa contra entidades federais(Imagem: Reprodução/Arte Migalhas)

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SP, Joseane Zanardi, detalha que a comissão começou a receber reclamações de advogados e advogadas já em fevereiro deste ano. "Solicitamos, então, que todos que relataram problemas registrassem suas reclamações no nosso formulário. Com isso, tomamos conhecimento da gravidade dos acontecimentos e da necessidade de cobrar providências sobre o descumprimento do contrato por parte da Crefisa, bem como sobre os abusos e descasos no atendimento aos aposentados, conforme relatado por mais de 120 pessoas. Assim, realizamos o envio dos ofícios para esclarecimentos e providências, relatando todas as ocorrências aos órgãos responsáveis", destaca Zanardi.

O documento reforça, segundo a OAB/SP, a preocupação da entidade com a defesa dos direitos previdenciários, contribuindo para a valorização da cidadania e da dignidade de pessoas vulneráveis, tanto econômica quanto digitalmente.

Clique aqui e acesse o ofício. 

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA