MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ é escolhido para sediar a Cúpula Judicial Ibero-Americana em 2027
Cúpula Judicial

STJ é escolhido para sediar a Cúpula Judicial Ibero-Americana em 2027

A Corte liderará discussões sobre inteligência artificial nos sistemas de Justiça da região, promovendo intercâmbio de experiências e consensos.

Da Redação

domingo, 25 de maio de 2025

Atualizado às 12:22

Em 2027, o Brasil receberá a 23ª edição da Cúpula Judicial Ibero-Americana. A escolha do STJ como sede ocorreu durante a 22ª edição do evento, realizada em Santo Domingo, República Dominicana, entre 14 e 16 de maio.

A última vez que o país sediou a Cúpula foi em 2008, em sua 14ª edição. Com a nova escolha, o Brasil assumirá também a secretaria pro tempore, responsável pelos preparativos do evento.

A candidatura brasileira, apresentada pelo STJ, propôs como tema central a aplicação da IA nos sistemas de Justiça ibero-americanos.

 (Imagem: Assessoria/Cumbre)

Reunião durante a 22ª edição da Cúpula.(Imagem: Assessoria/Cumbre)

A escolha desse tema tem um propósito claro. Segundo o ministro presidente do STJ, Herman Benjamin, o tribunal tem sido pioneiro na aplicação de novas tecnologias, como a digitalização de todo o seu acervo em 2009 e, mais recentemente, o lançamento do STJ Logos, uma ferramenta de inteligência artificial generativa.

Essa plataforma auxilia na elaboração de textos jurídicos, facilita a análise de peças processuais e verifica similaridades entre documentos para pesquisa e monitoramento de processos.

"Entendemos como fundamental que os tribunais ibero-americanos possam seguir discutindo e melhor se preparar para os desafios e oportunidades oferecidos pela inteligência artificial no contexto jurídico", afirmou Herman Benjamin.

Nos próximos dois anos, durante as reuniões preparatórias para a 23ª edição da Cúpula, o plano de trabalho visa discutir o impacto da IA na administração judicial e sua relação com o direito substantivo e processual.

"Será uma oportunidade para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional por meio do intercâmbio de experiências nacionais e formulação de consensos", concluiu o ministro.

Realizada a cada dois anos desde 2004, a Cúpula Judicial Ibero-Americana reúne as Cortes Supremas (não-constitucionais) de 23 nações: Espanha, Portugal, Andorra e os países da América Latina.

O evento constitui um fórum de diálogo, cooperação e troca de experiências, e sua secretaria permanente está sediada no Uruguai.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...