MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/MG: Clube indenizará associado que ficou tetraplégico ao pular em piscina
Responsabilidade

TJ/MG: Clube indenizará associado que ficou tetraplégico ao pular em piscina

Colegiado reconheceu a imprudência da vítima, mas também a negligência do clube em garantir a segurança.

Da Redação

terça-feira, 27 de maio de 2025

Atualizado às 15:02

O TJ/MG determinou que um clube recreativo de Sete Lagoas indenize sócio que ficou tetraplégico após acidente em suas dependências. O associado sofreu o acidente em janeiro de 2009, ao saltar em uma piscina de baixa profundidade. A indenização por danos morais foi fixada em R$ 45 mil, além de uma pensão vitalícia correspondente a 25% do salário mínimo.

A decisão da 11ª câmara Cível reformou a sentença de primeira instância, que havia julgado improcedente o pedido de indenização. Os desembargadores reconheceram a imprudência da vítima, de 20 anos na época, ao saltar em local inadequado. No entanto, também consideraram a negligência do clube, que não garantiu a segurança adequada, com supervisão e equipamentos necessários.

Testemunhas afirmaram que não havia salva-vidas no local no momento do acidente. A vítima foi resgatada por outros frequentadores do clube. O relator do recurso, desembargador Marcelo Pereira da Silva, destacou a culpa concorrente do clube, que, como prestador de serviços, deveria zelar pela segurança dos usuários, prevenindo riscos e oferecendo vigilância eficaz.

 (Imagem: Freepik)

Colegiado fixou indenização em R$ 45 mil.(Imagem: Freepik)

A ausência de um profissional qualificado para prestar socorro imediato foi um fator determinante para a condenação. O clube alegou possuir placas de advertência e equipe de segurança, mas os desembargadores entenderam que a supervisão foi insuficiente. A falta de salva-vidas foi considerada crucial para a responsabilização do clube.

O colegiado reforçou a jurisprudência do STJ, que já reconheceu a responsabilidade de clubes em casos semelhantes, por falta de medidas preventivas. A indenização e a pensão serão corrigidas monetariamente desde a data do acidente. 

Informações: TJ/MG.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...