MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Plano terá de reembolsar tratamento de hemodiafiltração de paciente
Saúde

Plano terá de reembolsar tratamento de hemodiafiltração de paciente

TJ/SP destacou abusividade na alteração unilateral dos limites de reembolso e manteve condenação da operadora.

Da Redação

terça-feira, 27 de maio de 2025

Atualizado às 11:46

A 5ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão que condenou plano de saúde a reembolsar as despesas de tratamento de hemodiafiltração de beneficiário, conforme estabelecido em contrato.

Colegiado entendeu que a alteração unilateral dos limites de reembolso foi abusiva e violou os princípios da boa-fé objetiva e da livre escolha do prestador contratualmente assegurada.

 (Imagem: Freepik)

Plano é condenado a reembolsar integralmente despesas de hemodiafiltração por descumprimento contratual.(Imagem: Freepik)

No caso, o beneficiário afirmou que realizava tratamento de hemodiafiltração HDF junto à clínica não pertencente à rede credenciada da operadora. O plano vinha reembolsando quase integralmente as despesas até informar que limitaria o valor do reembolso a R$ 798,02, mudança que motivou a ação.

A seguradora alegou que a alteração foi justificada por suspeitas de fraudes na clínica, ausência de necessidade do tratamento fora da rede e que o reembolso deveria obedecer ao contrato firmado.

O juízo de 1ª instância determinou que a operadora realizasse o reembolso das despesas nos moldes anteriormente praticados, com base no contrato, afastando o preço médio estipulado pela rede credenciada.

O relator do caso, desembargador James Siano, destacou que a alteração unilateral dos limites de reembolso no curso do tratamento foi abusiva e violou os princípios do CDC, aplicável ao caso conforme a Súmula 608 do STJ.

Apontou que o contrato do plano de saúde previa reembolso por livre escolha, sem necessidade de urgência, e que não foram apresentadas provas documentais suficientes de má-fé ou fraude por parte do beneficiário, ou da clínica.

"Inocorrente demonstração matemática do motivo da alteração em detrimento do consumidor", assinalou o julgador.

Assim, determinou o reembolso nos moldes anteriormente praticados, afastando o preço médio da rede referenciada.

O escritório GV Assessoria Jurísica atua pelo paciente.

Leia a decisão.

GV Assessoria Jurísica

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA