MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Coletânea organizada pela FGV vence prêmio do Conselho Nacional de Justiça
Reconhecimento

Coletânea organizada pela FGV vence prêmio do Conselho Nacional de Justiça

Obra foi premiada na categoria "Patrimônio Cultural Bibliográfico" durante o 5° Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, realizado em Goiânia.

Da Redação

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Atualizado às 12:18

Jaqueline Zulini, professora de da Fundação Getulio Vargas - FGV CPDOC - Ciência Política do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, é especialista na história das instituições políticas brasileiras. Em janeiro de 2024, publicou, em coautoria com Paolo Ricci, a coletânea "Primeira fase da Justiça Eleitoral em Goiás (1932-1937)", fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o TRE/GO - Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, o FGV CPDOC e o Neci - Usp - Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais da Universidade de São Paulo. A obra venceu a categoria "Patrimônio Cultural Bibliográfico" do Prêmio Memória do Poder Judiciário 2025, instituído pelo CNJ.

A premiação ocorreu em 9/5/25, durante o 5º ENAM - Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, realizado em Goiânia. Instituído pela resolução CNJ 429/21 e regulamentado pela portaria CNJ 358/24, o prêmio reconhece ações, projetos e iniciativas que contribuam para a preservação e a difusão do patrimônio cultural do Judiciário. Busca-se valorizar tanto os bens materiais quanto imateriais do Poder Judiciário, além de promover os direitos humanos.

O foco da coletânea premiada foi justamente resgatar o contexto de origem e a experiência dos primeiros anos de atuação do TRE/GO. A professora Jaqueline Zulini tem se dedicado a investigar as causas e consequências da criação da Justiça Eleitoral no Brasil, instituída por meio da outorga do Código Eleitoral de 1932, durante o governo provisório - e autoritário - de Getúlio Vargas, entre 1930 e 1934. Com essa publicação, a intenção foi ampliar o conhecimento disponível sobre a trajetória da governança eleitoral no Brasil, indo além da experiência nacional, mais conhecida graças à preservação e à difusão dos dados históricos do TSE.

 (Imagem: Reprodução/ FGV CPDOC)

Obra ganhadora do prêmio Memória do Poder Judiciário 2025(Imagem: Reprodução/ FGV CPDOC)

Ao eleger o estudo do caso da política de Goiás na transição da Primeira República para a Era Vargas, e da institucionalização do TRE/GO em seus primeiros anos, a coletânea estimula futuras análises sobre os desafios enfrentados e os aprendizados acumulados pelos demais tribunais regionais eleitorais na década de 1930. Afinal, eram eles os protagonistas na administração das eleições.

Escrita em linguagem acessível para um público amplo, a obra contou com a participação de cientistas sociais, historiadores e juristas, empenhados na elaboração de um texto interdisciplinar e de fácil leitura. O lançamento da coletânea ocorreu em maio de 2024, durante a III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, promovida pelo TJ/GO, em parceria com o TRE/GO e o TRT-18 - Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. Desde então, a versão em e-book pode ser baixada gratuitamente no Portal dos Livros, como parte do catálogo de publicações do Cegraf - Centro Editorial e Gráfico da Universidade Federal de Goiás, e também no Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás.

Com a premiação, fica evidente o reconhecimento de uma iniciativa de pesquisa crucial para difundir o conhecimento sobre a importância histórica dos tribunais eleitorais e fortalecer o debate necessário sobre os mecanismos de governança eleitoral adotados no país.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...