MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogado paraibano é expulso da Bolívia após parecer favorável a Morales
Tensão internacional

Advogado paraibano é expulso da Bolívia após parecer favorável a Morales

Migração boliviana citou declarações públicas de Walber Agra como ingerência, após o causídico elaborar parecer favorável à reeleição de Evo Morales.

Da Redação

terça-feira, 3 de junho de 2025

Atualizado às 11:57

O advogado paraibano Walber Agra, que elaborou parecer jurídico questionando decisões que barraram a reeleição do ex-presidente Evo Morales, afirmou ter sido expulso da Bolívia na noite desta segunda-feira, 2.

A medida foi formalizada pela DIGEMIG - Direção Geral de Migração, que o declarou "persona non grata" e determinou sua saída imediata do país, alegando declarações públicas de Agra em redes sociais e na imprensa, interpretadas como ingerência política.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Agra relatou que, ao desembarcar no aeroporto de La Paz, foi cercado por policiais e informado de sua expulsão.

"Me cercaram, não deixaram nem eu ir ao banheiro. Esse é o modo que estão me tratando. Me deram um papel (documento). E eu queria dizer bem claro que, se acontecer alguma coisa, a culpa é do atual governo boliviano", afirmou o advogado.

Assista ao vídeo divulgado:

A expulsão ocorreu após Agra apresentar um parecer jurídico solicitado por Evo Morales, no qual contestava a decisão do TCP  - Tribunal Constitucional Plurinacional (equivalente ao STF brasileiro) que impedia Morales de concorrer às eleições presidenciais de 2025. 

O órgão determinou que o presidente e o vice-presidente só podem exercer o cargo por dois mandatos, contínuos ou não, impossibilitando uma terceira candidatura.

Segundo o parecer, a Constituição boliviana não proíbe a reeleição não consecutiva e que a decisão do TCP se constitui em uma "inconstitucionalidade acachapante, através de uma mutação constitucional, não autorizada, pois substitui o conteúdo literal e intencional do texto originário por interpretação ampliativa não fundada na letra da norma nem na vontade constituinte."

Natural de Campina Grande/PB, Walber ganhou notoriedade nacional ao assinar a ação do PDT que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro até 2030, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores em julho de 2022. 

Veja o parecer elaborado por Walber e o documento de expulsão entregue ao advogado.

 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Advogado brasileiro Walber Agra elabora parecer a pedido de Evo Morales sobre reeleição.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Documento entregue a Walber Agra informando sua expulsão da Bolívia.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.