MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza mantém negativação de mulher que alegou desconhecer dívida
Falta de provas

Juíza mantém negativação de mulher que alegou desconhecer dívida

Magistrada destacou que a consumidora não apresentou provas capazes de sustentar a tese de inexistência do débito.

Da Redação

domingo, 15 de junho de 2025

Atualizado às 17:31

Consumidora que alegou desconhecer dívida com instituição de pagamento terá negativação em cadastro de inadimplentes mantida. Na decisão, a juíza de Direito Fabiana Cerqueira Ataide, da 10ª vara do Sistema dos Juizados Especiais do Consumidor de Salvador/BA, se baseou na ausência de provas que demonstrassem a inexistência do débito.

A consumidora alegou ter sido surpreendida com a negativação de seu nome por parte da empresa, decorrente de dívida que afirmou desconhecer. Diante disso, requereu a declaração de inexistência do débito, a retirada da inscrição no cadastro de inadimplentes e reparação por dano moral.

Em defesa, a instituição negou qualquer irregularidade, apresentando documentos para comprovar a existência de relação contratual válida com a consumidora.

 (Imagem: Freepik)

Por falta de provas, juíza nega dano moral a consumidora que alegou desconhecer dívida.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a magistrada destacou que a cliente não apresentou elementos capazes de sustentar sua tese.

Conforme pontuou, "em sede de Juizados Especiais incumbe à parte autora a prova de fato constitutivo de seu direito", o que entendeu não ter ocorrido.

A juíza observou ainda que, apesar de a consumidora alegar desconhecimento da dívida, não houve impugnação específica aos documentos apresentados pela empresa, nem mesmo foi apresentado boletim de ocorrência que pudesse comprovar eventual fraude.

Diante disso, e por não identificar qualquer conduta indevida ou falha na prestação de serviços da instituição, julgou improcedentes os pedidos formulados na inicial.

O escritório Mascarenhas Barbosa Advogados atuou pela empresa.

Leia a sentença.

Mascarenhas Barbosa Advogados

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.