MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/RJ lança protocolo para promover julgamentos com perspectiva LGBTQIAPN+
Segurança e acolhimento

OAB/RJ lança protocolo para promover julgamentos com perspectiva LGBTQIAPN+

Documento elaborado pela Diretoria de Defesa da Diversidade da Ordem propõe diretrizes práticas para o Judiciário atuar com mais equidade e respeito à diversidade.

Da Redação

terça-feira, 10 de junho de 2025

Atualizado às 14:49

A OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro, acaba de lançar o "Protocolo de Julgamento com Perspectiva LGBTQIAPN+", uma iniciativa pioneira que estabelece orientações claras para que o sistema de justiça promova julgamentos mais justos, inclusivos e comprometidos com os direitos da população LGBTQIAPN+.

Elaborado pela Diretoria de Defesa da Diversidade da OAB/RJ, o documento reúne fundamentos jurídicos nacionais e internacionais, jurisprudências, boas práticas e recomendações voltadas a todos os operadores do Direito - magistrados, promotores, defensores e advogados - que atuam em processos envolvendo pessoas LGBTQIAPN+. A proposta é enfrentar de forma qualificada as discriminações estruturais ainda presentes no sistema de justiça, promovendo a equidade e o respeito à dignidade da pessoa humana.

"Nosso objetivo é que o Judiciário se torne um espaço verdadeiramente seguro, acolhedor e isento de preconceitos. A diversidade precisa ser respeitada em todos os níveis, inclusive na forma como as decisões são tomadas", afirma Ana Tereza Basilio, presidente da OAB/RJ.

O protocolo propõe, entre outras medidas:

  • Uso obrigatório do nome social e dos pronomes corretos em todas as etapas do processo;
  • Capacitação contínua de profissionais do Direito sobre direitos LGBTQIAPN+;
  • Aplicação da lei Maria da Penha em relações homoafetivas e transafetivas;
  • Adoção de linguagem inclusiva em sentenças e peças processuais;
  • Valorização de provas e testemunhos sem vieses discriminatórios.

 (Imagem: Divulgação/OABRJ)

A presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio, e o diretor de diversidade, Nélio Giorgini, ao centro, durante o lançamento (Imagem: Divulgação/OABRJ)

"O CNJ tem em seu DNA o princípio da dignidade da pessoa humana. Desde sua criação, tem sido implacável no debate, reconhecimento e aplicação desse princípio em sua atuação social. Já fez muito pela população LGBTQIAPN+, como mostram algumas resoluções que nos contemplam. Mas é preciso ir além. É preciso nos brindar, como fez com os Protocolos de Julgamento sob a perspectiva de gênero e raça, com um protocolo voltado à população LGBTQIAPN+. A OAB/RJ tem sido incentivadora desse debate. Cidadania é para já", afirmou Nélio Giorgini, diretor de Diversidade da OAB/RJ.

A iniciativa da OAB/RJ se inspira em documentos já consolidados, como os "Protocolos de Julgamento com Perspectiva de Gênero e de Raça" do CNJ, mas inova ao sistematizar, pela primeira vez, diretrizes específicas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+.

O protocolo já está disponível para consulta pública e será utilizado como referência em cursos de formação jurídica, iniciativas interinstitucionais e processos judiciais em todo o Estado do Rio de Janeiro.

OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.