MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Qatar indenizará passageiro que pagou e não recebeu serviço executivo
Indenização

Qatar indenizará passageiro que pagou e não recebeu serviço executivo

Promessa de classe executiva premium frustrada e espera de 18h no aeroporto motivaram indenização por danos morais.

Da Redação

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Atualizado às 11:40

juiz Pedro Corrêa Liao, da 1ª vara Cível do Foro Central de São Paulo, condenou a companhia Qatar Airways ao pagamento de indenização por danos morais a três passageiros que relataram descumprimento contratual em voos internacionais.

Os autores, médicos que viajavam para participar de congresso científico na Índia, alegaram que contrataram passagens na classe executiva com a experiência QSUITE, promovida pela empresa, conhecida como como "a melhor do mundo", mas foram surpreendidos, às vésperas da viagem, com a substituição da aeronave e a consequente retirada do serviço diferenciado.

No retorno, enfrentaram ainda situação de overbooking, sendo reacomodados apenas 18 horas depois.

 (Imagem: Reprodução/Qatar Airways)

Qatar Airways indenizará por troca de aeronave sem serviço executivo exclusivo.(Imagem: Reprodução/Qatar Airways)

Na sentença, o juiz reconheceu a falha na prestação do serviço e destacou que a alteração da aeronave, embora contratualmente prevista por questões operacionais, não afasta a responsabilidade da empresa.

Para o magistrado, trata-se de "fortuito interno", inerente ao risco da atividade empresarial, e que não exime o fornecedor do dever de indenizar.

Além disso, o magistrado rechaçou a tese da companhia de que a QSUITE seria uma "mera configuração" da classe executiva. Ao aplicar o art. 30 do CDC, o juiz pontuou que a oferta publicitária do serviço cria legítima expectativa no consumidor, vinculando o fornecedor ao padrão anunciado.

Considerando o conjunto de falhas, a frustração da experiência prometida e o tempo excessivo de espera em aeroporto estrangeiro, a Justiça fixou indenização de R$ 8 mil para cada um dos autores, totalizando R$ 24 mil.

O escritório Andrea Romano Advocacia atua no caso.

Leia aqui a sentença.

Andrea Romano Advocacia

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616