MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRT-2 valida horas extras e multa empresa duas vezes por má-fé
Penalidade

TRT-2 valida horas extras e multa empresa duas vezes por má-fé

Empresa alegava atividade externa incompatível com controle de jornada, mas Justiça reconheceu meios de fiscalização e puniu uso abusivo de recursos.

Da Redação

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Atualizado às 15:28

A 10ª turma do TRT da 2ª região manteve a condenação de uma empresa de monitoramento de alarmes ao pagamento de duas multas por litigância de má-fé, além de horas extras a uma ex-funcionária. Os magistrados entenderam que a empresa abusou dos recursos processuais ao apresentar alegações repetidas e infundadas, com o objetivo de desqualificar depoimentos. A conduta, segundo o colegiado, revelou uma tentativa deliberada de tumultuar o processo.

 (Imagem: Freepik / Gerado por IA)

TRT-2 aplica duas multas por má-fé a empresa.(Imagem: Freepik / Gerado por IA)

A empregadora sustentava que a função exercida pela trabalhadora era externa e incompatível com controle de jornada, invocando o art. 62, I, da CLT. Contudo, os magistrados constataram que havia meios efetivos de fiscalização, como aplicativo de check-in com geolocalização, reuniões periódicas e comunicação constante via mensagens. Assim, foi mantido o entendimento de que era possível o controle da jornada, ensejando o pagamento das horas extras e respectivos reflexos.

A turma também reconheceu a prática reiterada de incidentes processuais infundados por parte da empresa. A reclamada apresentou preliminares com o objetivo de desqualificar depoimentos sem qualquer respaldo jurídico. Os magistrados observaram que a mesma preliminar foi repetida em diversos processos, o que configurou "reiterada provocação incidental manifestamente infundada".

Diante disso, foram aplicadas duas penalidades por litigância de má-fé, cada uma equivalente a 2% sobre o valor da causa, totalizando 4%.

A decisão ainda tratou da revisão da indenização mensal pelo uso de carro próprio e da exclusão da integração de comissões, prêmios e gratificações em diversas verbas. No entanto, manteve-se a gratificação na base de cálculo das horas extras.

Leia a decisão.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616