MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Abin Paralela: PF indicia Carlos Bolsonaro e Ramagem em inquérito
Indiciamento

Abin Paralela: PF indicia Carlos Bolsonaro e Ramagem em inquérito

Investigação revelou o uso da Abin para monitorar autoridades, com implicações políticas e legais.

Da Redação

terça-feira, 17 de junho de 2025

Atualizado em 23 de junho de 2025 11:16

A Polícia Federal formalizou o indiciamento do vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do deputado Federal Alexandre Ramagem, no âmbito do inquérito que apura a atuação irregular da Abin - Agência Brasileira de Inteligência durante a gestão de Bolsonaro.

As informações foram divulgadas pela Agência BrasilInicialmente, a Agência informou que Jair Bolsonaro também havia sido indiciado. Posteriormente, a informação foi corrigida. Título e texto foram atualizados. 

Durante o governo Bolsonaro, Ramagem ocupava o cargo de diretor-geral da Abin. A cúpula atual da Abin, incluindo o diretor-geral Luiz Fernando Corrêa, também foi indiciada.

Monitoramento ilegal

A PF concluiu e encaminhou ao STF o inquérito referente à chamada "Abin Paralela". O foco central da investigação reside no suposto uso da Abin para monitorar ilegalmente autoridades públicas durante o governo Bolsonaro.

Segundo a PF, policiais e delegados da corporação, que estavam cedidos à Abin, juntamente com servidores do órgão, teriam integrado uma organização criminosa com o objetivo de executar ações ilegais de espionagem.

 (Imagem: Mathilde Missioneiro/Folhapress | Valter Campanato/Agência Brasil)

Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem são indiciados em inquérito da Abin Paralela.(Imagem: Mathilde Missioneiro/Folhapress | Valter Campanato/Agência Brasil)

As investigações da PF revelaram uma ação para obter informações sigilosas de autoridades paraguaias envolvidas nas negociações do contrato de energia da usina hidrelétrica de Itaipu, operada em conjunto pelos dois países.

Carlos Bolsonaro, por meio de suas redes sociais, alegou que a operação da PF possui motivação política, visando as eleições de 2026. 

hasTwitter

A Abin informou que não emitirá declarações sobre os indiciamentos.

Em abril, o diretor-geral da agência divulgou uma nota afirmando estar à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários, tanto no âmbito administrativo quanto no civil ou criminal.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.