MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Alexandre de Moraes decreta prisão de ex-assessor de Bolsonaro
Núcleo 2

Alexandre de Moraes decreta prisão de ex-assessor de Bolsonaro

Segundo informações do STF, réu já está preso e sob custódia da PF.

Da Redação

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Atualizado em 19 de junho de 2025 07:13

Nesta quarta-feira, 18, ministro Alexandre de Moraes, do STF, decretou a prisão preventiva do ex-assessor presidencial Marcelo Câmara, por descumprimento de medidas cautelares.

O magistrado também determinou a instauração de inquérito contra o advogado de Marcelo, Eduardo Kuntz, para apuração da suposta prática do crime de obstrução de investigação.

Na decisão, Moraes destacou que, apesar de estar proibido de utilizar redes sociais e de manter contato com outros investigados, o ex-assessor buscou, por meio de seu advogado, obter informações sigilosas sobre o acordo de colaboração premiada firmado entre Mauro Cid e a Polícia Federal.

Conforme relatado pela própria defesa, os contatos foram feitos inicialmente pelo Instagram, por meio do perfil "Gabrielar702", e depois pessoalmente, na Sociedade Hípica de Brasília, no período em que Marcelo estava preso.

O ministro ressaltou que as conversas tiveram como objetivo descobrir detalhes do acordo de colaboração, com foco na legalidade do procedimento e nas informações prestadas por Mauro Cid.

 (Imagem: Reprodução/Linkedin)

Moraes manda prender ex-assessor de Bolsonaro, Marcelo Câmara.(Imagem: Reprodução/Linkedin)

Durante interrogatório prestado por Cid ao Supremo, o advogado Celso Vilardi, que defende o ex-presidente, chegou a questionar Cid se teria usado a conta. O delator diz que Gabriela é o nome de sua esposa, mas nega a autoria das mensagens. Posteriormente, diz ao Supremo que se trata de "mais uma miserável fake news", de "falsidade grotesca".

Kuntz, no entanto, afirmou que recebeu foto, áudio, e fez uma rápida ligação com Cid por meio deste perfil. Parte dessas informações foram reveladas na semana passada pela revista Veja. Em entrevista à Uol, o advogado confirmou a troca de mensagens. Ao Supremo, apresentou documentos na última segunda-feira, 16, buscando comprovar que Cid participou dos diálogos pelo Instagram.

Para Alexandre de Moraes, a conduta do defensor "transbordou ilicitamente das obrigações legais de advogado", caracterizando possível prática de obstrução de investigação.

O ministro destacou entendimento de que a inviolabilidade do advogado no exercício da profissão não é absoluta e encontra limites na lei, não podendo ser utilizada como escudo para práticas ilícitas.

Diante disso, além da prisão do ex-assessor, também determinou a instauração de inquérito contra Eduardo Kuntz.

Veja a decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616