MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Faculdade de Direito da USP deve matricular aluna parda excluída de cotas
São Francisco

Faculdade de Direito da USP deve matricular aluna parda excluída de cotas

Juiz concluiu que aluna tem fenótipo necessário para integrar a cota racial.

Da Redação

terça-feira, 24 de junho de 2025

Atualizado às 15:24

A Justiça paulista determinou que a USP matricule uma estudante que foi aprovada no vestibular em 2024 no sistema de cotas para a Faculdade de Direito da USP, mas que teve sua matrícula barrada por banca de heteroidentificação da universidade. Decisão é do juiz de Direito Fábio Alves da Motta, da 4ª vara do Juizado Especial da Fazenda Pública de SP. 

Ao rejeitar a sua autodeclaração racial como pessoa parda, a comissão disse que a jovem não cumpria "os requisitos necessários". O juiz, por sua vez, disse que fotografias anexadas ao processo e um laudo assinado por uma médica dermatologista atestam que a estudante é parda, o que lhe dá direito à vaga na São Francisco.

"Sua desclassificação do certame é irrazoável, haja vista que a candidata possui o fenótipo necessário para integrar a cota racial, valendo pontuar que tal conclusão baseia-se nas características da própria autora, não apenas na ancestralidade."

 (Imagem: Douglas Cometti/Folhapress)

Aluna parda excluída de cotas ganha ação contra a USP.(Imagem: Douglas Cometti/Folhapress)

"Embora a autora não seja negra, a condição de parda já lhe garante o acesso às cotas", afirmou o juiz, confirmando liminar dada no ano passado que havia determinado que a USP aceitasse a matrícula da jovem enquanto o processo estava em tramitação.

O juiz negou o pleito da estudante por indenização por danos morais, por concluir que o mero dissabor gerado pela eliminação do certame não enseja reparação.

Leia a sentença.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.