MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Maioria do STF anula norma que antecipa eleição de mesa diretora
Plenário virtual

Maioria do STF anula norma que antecipa eleição de mesa diretora

O relator, ministro Flávio Dino, entendeu que a norma questionada afronta os princípios democrático e republicano.

Da Redação

terça-feira, 24 de junho de 2025

Atualizado às 16:04

Por maioria de votos, o STF declarou a inconstitucionalidade da norma interna da Alepe - Assembleia Legislativa de Pernambuco que permitia a antecipação da eleição da mesa diretora para o segundo biênio da legislatura. 

O julgamento acontece no plenário virtual, com previsão de encerramento nesta terça-feira, 24, às 23h59. Até o momento, nove ministros já votaram, todos acompanhando o relator, ministro Flávio Dino.

A norma questionada pela PGR estava prevista no § 2º do art. 74 da resolução 1.936/23, e autorizava que a eleição da mesa para o biênio 2025-2027 ocorresse ainda em novembro de 2023, no primeiro ano da legislatura.

 (Imagem: Reprodução/Alepe)

Maioria da Corte anulou norma de Pernambuco que antecipava eleição da mesa diretora da Alepe.(Imagem: Reprodução/Alepe)

Ao analisar o caso, o relator destacou que tal antecipação desarrazoada compromete a legitimidade representativa e fragiliza a dinâmica democrática do parlamento estadual.

Segundo Dino, a eleição antecipada impede que o processo eleitoral reflita adequadamente as alterações políticas ao longo da legislatura, além de eliminar a oportunidade de avaliação do desempenho dos dirigentes eleitos.

Mesmo após a Assembleia ter realizado nova eleição em dezembro de 2024, nos moldes anteriores à mudança regimental, o relator entendeu ser necessário julgar o mérito da ação para assegurar a constitucionalidade do processo legislativo e preservar a jurisprudência consolidada.

Assim, votou para declarar a inconstitucionalidade do dispositivo que autorizava a antecipação, com base nos princípios republicano, democrático e da representatividade, previstos na CF/88.

Leia aqui o voto do relator.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...