Por que usar a IA generativa é uma necessidade do presente para os advogados?
Relatório aponta que 55,1% dos profissionais de Direito utilizam IA generativa pelo menos uma ver por semana.
Da Redação
terça-feira, 8 de julho de 2025
Atualizado às 08:04
O avanço no desenvolvimento da inteligência artificial tem impulsionado uma verdadeira revolução nos mais diversos setores: saúde, finanças, educação, negócios, marketing... E a área jurídica não é exceção. À medida que as ferramentas com IA generativa avançam, é natural que elas também façam parte do dia a dia dos profissionais de Direito.
O 1º Relatório sobre o Impacto da IA Generativa no Direito, construído pela OAB/SP, Trybe, Jusbrasil e ITS Rio, com a participação de mais de 1.500 profissionais da área de todo o Brasil, aponta que 55,1% já utilizam IA Generativa pelo menos uma ver por semana.
Esse dado revela que a tecnologia já está presente no dia a dia de profissionais e instituições, e que a tendência é seguir aumentando, uma vez que 93% dos respondentes acreditam que o uso de IA crescerá no próximo ano.
Plano de ação atual para profissionais e instituições
Nesse cenário de expansão da IA generativa, cresce também a necessidade de os profissionais jurídicos e instituições aprenderem mais sobre a tecnologia, especialmente sobre como utilizá-la na prática.
Os dados do Relatório da OAB/SP, Trybe, Jusbrasil e ITS Rio mostraram também a relação entre adoção e capacitação. 71% dos profissionais do direito que utilizam IA Generativa pelo
menos uma vez por semana já fizeram algum tipo de capacitação, enquanto 79% dos que não utilizam IA Generativa, nunca fizeram nenhum tipo de capacitação.
Para Matheus Ganem, CEO da Trybe, escola de tecnologia e inteligência artificial que já formoumais de 120 mil pessoas em suas formações, um dos principais pilares do plano de ação para o futuro dos profissionais do Direito e instituições, passa pelo treinamento.
"A capacitação é um dos fatores fundamentais para a adoção da IA Generativa no Direito e, consequentemente, para a percepção positiva sobre a tecnologia. Dessa forma, capacitar os profissionais com as habilidades necessárias para redesenhar o trabalho com o apoio da IA, vai permitir que dediquem mais tempo ao que realmente importa: a complexidade da análise jurídica e a relação humana com clientes e sociedade", analisa o executivo durante sua fala no lançamento do Relatório que aconteceu em fevereiro de 2025, na sede da OAB/SP.
Entender como a tecnologia funciona também vai ajudar a decidir quando e como utilizar a IA.
Seguindo a tradição de contribuir para o aprendizado de tecnologia, a Trybe está apoiando os profissionais de direito a conseguir aplicar IA em suas práticas de trabalho, considerando questões éticas e legais de privacidade.
A escola, em parceria com OAB/SP, Jusbrasil e ITS, lançou o Curso Introdutório Gratuito de IA aplicada ao Direito. Segundo a Trybe, a edição de 2024 atraiu mais de 40 mil participantes e a edição de 2025, que ficará disponível até o final de agosto, espera alcançar 60 mil profissionais.
A grande procura pelo curso mostra que os profissionais brasileiros já estão encarando essa transformação como uma realidade presente e não futura.
Opções de aprofundamento para quem quer estar na vanguarda
Além do curso introdutório, a Trybe oferece opções de aprofundamento no tema para quem quer começar do zero a um nível intermediário, integrando IA na rotina jurídica.
Para pessoas que preferem estudar com aulas online e ao vivo, alto nível de suporte e interação, e de forma intensiva, a Trybe se juntou ao ITS Rio novamente para lançar o Curso de Extensão IA para o Direito.
Já para as pessoas que preferem estudar no próprio ritmo, com uma opção acessível e de qualidade, existe o Curso IA na Prática para Advogados.
Treinamento em IA para escritórios, empresas e instituições
A escola também está sendo procurada por escritórios, empresas e instituições para a construção de formações personalizadas. É o caso dos escritórios Azevedo Sette Advogados e Ayres Ribeiro, e do Grupo Quinto Andar, que desenvolveram, em parceria com a Trybe, treinamentos que oferecem ferramentas para a aplicação de IA no dia a dia dos profissionais das organizações que atuam em diferentes áreas do Direito.
Os conteúdos são adaptados para atender as necessidades específicas das instituições, garantindo um resultado assertivo às demandas de cada um.
"É uma ferramenta que veio para ficar e que vai nos ajudar muito no dia a dia. Ficamos muito satisfeitos com a atuação da Trybe desde a contratação até a seleção do conteúdo programático, com professores extremamente dedicados e didáticos", diz Bruna Bouissou, sócia do escritório Azevedo Sette Advogados.
"Buscamos um parceiro para nivelar um conhecimento básico acerca do uso da IA generativa no dia a dia das principais atividades desenvolvidas pelo time, dando um empurrãozinho para aquelas que ainda não haviam dado início a essa prática. Queríamos alguém que topasse customizar totalmente o treinamento às nossas necessidades. A equipe da Trybe foi muito receptiva a isso e trabalhamos em parceria na idealização do conteúdo programático. Foi um sucesso! Todos ficaram extremamente satisfeitos e elogiaram bastante, ressaltando o quão útil já está sendo nas suas atividades rotineiras. Recomendo a outras empresas esse workshop e que seja pensado um conteúdo bem específico às suas realidades", diz Deborah Siqueira de Oliveira, Global Data Protection Officer and Head of Privacy, Intellectual Property & AI Ethics no Quinto Andar.
Matricule-se gratuitamente no Curso Introdutório de IA aplicada ao Direito, edição 2025:
Quer aprofundar seus conhecimentos em IA aplicada ao Direito na prática?
- Conheça o Curso de Extensão IA para o Direito da Trybe e ITS.
- Conheça o Curso IA na Prática para Advogados da Trybe.