MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Nunes Marques afasta prefeitos suspeitos de desviar emendas parlamentares
Operação Overclean

Nunes Marques afasta prefeitos suspeitos de desviar emendas parlamentares

A quarta fase da operação investiga fraudes e corrupção, com a participação da PF, RFB e CGU.

Da Redação

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Atualizado às 12:22

O ministro Nunes Marques, do STF, expediu decisão que determina o afastamento de dois prefeitos da Bahia, sob suspeita de envolvimento em desvio de emendas parlamentares. A medida foi tomada no âmbito da quarta fase da Operação Overclean, desencadeada nesta sexta-feira, 27, pelo STF.

Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, prefeito de Ibipitanga, e Alan Machado, prefeito de Boquira, foram cautelarmente afastados de suas funções.

O deputado Federal Félix Mendonça é alvo de quebra de sigilo telefônico, e buscas foram realizadas em endereços ligados a Marcelo Chaves Gomes, um de seus assessores. Marcel José Carneiro de Carvalho, ex-prefeito de Paratinga/BA, também é alvo de buscas.

A Polícia Federal, a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União atuam em conjunto na quarta fase da Operação Overclean, que investiga uma organização criminosa suspeita de participação em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Nunes Marques afasta prefeitos por suspeita de desvios.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

No total, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos.

De acordo com a PF, o "núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, no período de 2021 a 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios".

Os investigados são acusados de crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, e lavagem de dinheiro. 

A deflagração da quarta fase da Operação Overclean ocorreu no mesmo dia em que o STF realiza audiência pública sobre a constitucionalidade de emendas impositivas ao Orçamento, aquelas de execução obrigatória pelo governo.

A audiência foi convocada pelo ministro Flávio Dino, relator de três ações que questionam as emendas impositivas. Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, estão entre os palestrantes previstos.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...