MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes ordena perícia em Daniel Silveira para avaliar urgência cirúrgica
Avaliação médica

Moraes ordena perícia em Daniel Silveira para avaliar urgência cirúrgica

Ministro exigiu laudo oficial em até cinco dias antes de decidir sobre pedido da defesa.

Da Redação

domingo, 29 de junho de 2025

Atualizado às 08:45

Ministro Alexandre de Moraes determinou a realização de perícia médica oficial no ex-deputado Federal Daniel Silveira, que cumpre pena de oito anos e nove meses de reclusão em regime fechado.

A medida tem por objetivo avaliar a necessidade e a urgência da cirurgia no joelho direito solicitada pela defesa do sentenciado.

Segundo os advogados de Silveira, ele foi submetido a exames de ressonância magnética e raio-x no último dia 20, tendo recebido diagnóstico de desgaste no aparelho extensor e lesões "irreversíveis".

Em razão do quadro, o médico responsável recomendou a realização urgente do procedimento cirúrgico.

O pedido foi instruído com laudo médico e exames complementares, e encaminhado ao STF em 24/6.

 (Imagem:  Gabriela Biló/Folhapress)

Defesa de Daniel Silveira afirmou que ex-deputado precisa realizar cirurgia no joelho com urgência.(Imagem: Gabriela Biló/Folhapress)

Em resposta, o ministro relator deferiu parcialmente a solicitação, ao determinar que a cirurgia somente poderá ser autorizada após a análise de laudo emitido por perícia médica oficial, que deverá ser concluída no prazo de cinco dias.

Moraes também oficiou o diretor da unidade prisional onde Silveira está custodiado, para que adote as providências cabíveis e junte o laudo médico aos autos no mesmo prazo.

Veja a decisão.

Entenda

O ex-deputado Daniel Silveira foi preso pela primeira vez em fevereiro de 2021 após divulgar um vídeo com ataques a ministros do STF e apologia ao AI-5. O Supremo manteve a prisão, alegando que ele atentou contra a democracia e as instituições brasileiras.

Em abril de 2022, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo.

No mesmo mês, o então presidente Jair Bolsonaro concedeu-lhe graça presidencial, mas, em maio de 2023, o STF anulou o decreto, considerando que o ato não observava o interesse público e visava apenas beneficiar um aliado político.

Após reiteradas violações às condições da prisão domiciliar, Silveira foi novamente detido. Em abril de 2024, o STF negou a progressão de regime, mesmo após mais de 40 habeas corpus impetrados pela defesa.

Em outubro, Alexandre de Moraes autorizou a transferência para o regime semiaberto, após o cumprimento de 25% da pena e a redução de 140 dias por estudo e trabalho.

Dois meses depois, Silveira obteve liberdade provisória, mas descumpriu as condições impostas em apenas quatro dias. 

Diante das violações, Moraes determinou o retorno ao regime fechado, entendendo que houve descumprimento das condições estabelecidas.

Posteriormente, em fevereiro deste ano, o ministro autorizou a transferência de Daniel ao regime semiaberto. A defesa havia solicitado um benefício mais amplo, requerendo nova concessão da condicional, mas o pedido foi negado pelo ministro com base nos arts. 87 e 88 do CP.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.