MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Para Afrânio Vilela, alta litigância na saúde reflete confiança no Judiciário
Saúde nos tribunais

Para Afrânio Vilela, alta litigância na saúde reflete confiança no Judiciário

Ministro do STJ afirmou que as decisões judiciais devem equilibrar a dignidade humana e os contratos.

Da Redação

terça-feira, 1 de julho de 2025

Atualizado em 2 de julho de 2025 09:43

O aumento de ações judiciais envolvendo planos de saúde revela não apenas a complexidade das relações contratuais entre usuários e operadoras, mas também a confiança crescente no Judiciário para resolver disputas sensíveis.

Em entrevista, o ministro Afrânio Vilela, do STJ, destacou que o sistema de saúde brasileiro é estruturado por princípios constitucionais que atribuem responsabilidades distintas ao setor público e ao privado.

"O Brasil é um país sui generis. Nossa Constituição, ela é firmada em princípios de dignidade humana e de universalidade de saúde. Isso para o âmbito público. Então, nós temos que retirar da parte tributária da arrecadação do país para sustentar essa parte da saúde, que é muito importante."

Por outro lado, o ministro destacou que o setor suplementar tem funcionamento distinto, já que é financiado diretamente pelos próprios usuários.

"Nós temos aquela eterna demanda, os usuários dizendo que o plano não cumpre com a sua obrigação e o plano, do outro lado, afirmando que é o usuário, às vezes, que está exorbitando nos seus pedidos. E nessa dicotomia, nessa balança, sempre aquela parte que se sente lesada procura o Judiciário, e é aí que nós temos que decidir caso a caso, mas, obviamente, o contrato sempre é muito bem verificado."

Vilela reconheceu que, apesar do esforço do Judiciário, o número de novos processos continua elevado - o que, segundo ele, demonstra "confiança de ambas as partes nas decisões do Poder Judiciário". Para ele, essa confiança exige decisões representativas e legítimas.

"Um tribunal que é formador de precedentes, como é o caso do STJ, ele deve decidir ao final, e essa decisão tem que ser muito representativa. Ela tem que ter muita legitimidade, ou seja, ela tem que abarcar o máximo possível daquelas situações que envolvem essa relação tão sensível, porque saúde é vida."

Veja a entrevista:

O evento

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, acontece em Coimbra, Portugal, o Seminário de Verão. Com o tema "Descortinando o Futuro: 30 Anos de Debates Jurídicos", o evento reúne autoridades e acadêmicos do universo jurídico e de diversas outras áreas.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...