MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/SP aponta descumprimento de decisões judiciais por planos de saúde
Judicialização da saúde

OAB/SP aponta descumprimento de decisões judiciais por planos de saúde

Ordem paulista, por meio de sua Comissão de Direito Médico e de Saúde, destaca que irá acompanhar a pauta de perto.

Da Redação

terça-feira, 3 de junho de 2025

Atualizado às 14:10

A OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, por meio de sua Comissão de Direito Médico e de Saúde, manifesta profunda preocupação com a normalização de práticas que afrontam a efetividade da Justiça e o direito fundamental à saúde - notadamente o descumprimento sistemático de decisões judiciais por operadoras de planos de saúde. Enquanto se discute a litigância predatória por parte de alguns consumidores, ignora-se a face estruturalmente mais perversa da judicialização da saúde, na qual empresas deixam de cumprir decisões judiciais que determinam a cobertura de procedimentos, medicamentos e tratamentos, assumindo o risco de penalidades mínimas e tratando a multa judicial como custo operacional - muitas vezes inferior ao custo de cumprir a obrigação.

Essa prática, bem conhecida dos advogados que atuam na área, foi recentemente denunciada pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, que sublinhou o risco à confiança na Justiça e a sobrecarga do sistema, com execuções, múltiplos recursos e milhares de registros administrativos.

Nesse contexto, destaca-se o uso crescente das NIPs - Notificações de Intermediação Preliminar, mecanismo administrativo da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar criado para mediar conflitos entre usuários e operadoras antes da abertura de processo sancionador. Atualmente, as NIPs têm sido utilizadas não apenas para demandas assistenciais, mas também como tentativa de cumprimento de ordens judiciais descumpridas - o que revela o desvirtuamento do sistema de regulação e a urgência de sua reestruturação. O aumento exponencial no volume de NIPs levou, inclusive, a ANS a anunciar uma revisão completa de seu modelo fiscalizatório a partir do segundo semestre de 2025.

 (Imagem: Freepik)

Judicialização da saúde(Imagem: Freepik)

A OAB/SP reitera que o descumprimento deliberado e sistemático de decisões judiciais é um atentado contra o Estado Democrático de Direito, a cidadania e a dignidade da advocacia. Advogados(as) que atuam na defesa dos pacientes convivem, cotidianamente, com o desrespeito às decisões que conquistam judicialmente - enfrentando, além da barreira jurídica, a perda da confiança da população no Direito e na Justiça.

É necessário fortalecer mecanismos de responsabilização e pensar em novos modelos coercitivos, que tornem o cumprimento da decisão mais vantajoso do que sua inobservância. A multa não pode ser apenas simbólica - precisa ser eficaz. O Judiciário deve ser respeitado em sua integralidade, e a advocacia não pode ser enfraquecida diante da ineficácia da execução.

A OAB/SP acompanhará de perto essa pauta, inclusive junto à ANS, que já sinaliza a reestruturação de seus instrumentos de fiscalização. É hora de reafirmar o papel do Judiciário como garantidor de direitos - e não como mais uma etapa a ser vencida por aqueles que se recusam a cumprir a lei.

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...