Big Techs não devem se tornar "senhoras feudais", alerta Marcus Vinícius
Ex-presidente da OAB alertou sobre a influência das plataformas na formação da opinião pública.
Da Redação
quarta-feira, 2 de julho de 2025
Atualizado em 4 de julho de 2025 11:00
Em um cenário marcado pela crescente influência das plataformas digitais sobre a formação da vontade popular, o ex-presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, alertou para os perigos da manipulação promovida por tecnologias digitais e algoritmos, especialmente no contexto eleitoral.
Em entrevista à TV Migalhas, o advogado afirmou que o poder digital tem exercido "grande e decisiva influência na formação e na manipulação da vontade da opinião pública e, portanto, dos eleitores nas eleições".
Para ele, é urgente combater eventuais abusos, com instrumentos específicos que inibam práticas como envio massivo de mensagens, disseminação de fake news, uso de deepfakes e manipulação algorítmica.
"São temas atuais que visam impedir uma espécie de feudalismo digital, em que as big techs são as verdadeiras senhoras feudais do atual momento, decisivas e manipuladoras da formação da vontade do eleitor", advertiu.
Por fim, o ex-presidente destacou que o tema deve estar no centro das preocupações daqueles que defendem a integridade do processo democrático:
"Esse é um tema que deve preocupar todos nós que nos importamos com uma democracia digna."
O evento
O XIII Fórum de Lisboa acontece de 2 a 4 de julho e tem como tema "O mundo em transformação - Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente". O evento reúne autoridades e acadêmicos de diversas áreas para discutir como a chegada da Era Inteligente tem moldado as relações entre Estados, instituições, empresas e sociedade.