MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Homem é condenado após ameaçar técnicos para impedir corte de energia
Alta tensão

Homem é condenado após ameaçar técnicos para impedir corte de energia

Juíza reconheceu risco à integridade física durante cumprimento de ordem.

Da Redação

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Atualizado às 09:39

A juíza de Direito Joanna D'Arc Medeiros Augusto, do Juizado Especial Criminal de Taguatinga/DF, condenou um homem pelo crime de constrangimento ilegal, após ele impedir, com uso de ameaça, que funcionários da companhia de energia elétrica realizassem o corte de fornecimento em um estabelecimento comercial.

A magistrada fixou a pena em três meses de detenção, em regime aberto, substituída por restritiva de direitos.

 (Imagem: Freepik)

Juiz condena comerciante por impedir corte de energia com ameaça a técnicos.(Imagem: Freepik)

Corte de energia

O caso aconteceu em maio de 2022, quando técnicos terceirizados da empresa foram ao local para cumprir ordem de suspensão do serviço, motivada por débito em aberto. Inicialmente, o comerciante negou acesso ao medidor de energia, situado dentro do imóvel, obrigando os trabalhadores a iniciarem o procedimento no poste público. Mesmo com a adaptação, o homem continuou se opondo à ação legal.

Conforme relataram os técnicos, quando um dos funcionários subia pela escada instalada no poste, o acusado empurrou a estrutura com o intuito de derrubá-lo. O segundo trabalhador tentou protegê-lo, o que gerou confronto físico com o comerciante. A tensão obrigou um dos profissionais a buscar uma faca no veículo da empresa e acionar a Polícia Militar.

Em juízo, a defesa do comerciante pediu a absolvição, mas a juíza entendeu que havia provas suficientes para condená-lo. O próprio acusado admitiu que colocou o pé na escada para impedir o técnico de subir, alegando que queria "entender" melhor a situação antes de autorizar o corte.

Ameaça à integridade

Na sentença, a magistrada afirmou que a conduta do homem representou uma grave ameaça à integridade dos trabalhadores, ao pontuar que "estando o funcionário já na escada, e o acusado, em gesto de revolta pelo corte da energia, coloca o pé no degrau, está evidentemente ameaçando de deslocar a escada e até mesmo derrubar o funcionário".

Ela ainda destacou o risco elevado da situação, considerando que "as escadas utilizadas para serviços em postes são bastante altas e só ficam seguras quando amarradas no topo".

O homem foi condenado a três meses de detenção em regime aberto. A pena, no entanto, foi substituída por restritiva de direitos, em razão da primariedade e do cumprimento dos requisitos legais. Apesar de a energia elétrica ter sido efetivamente cortada após o confronto, o crime já havia se consumado com a ameaça inicial aos trabalhadores.

Leia a decisão.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...