MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lula nomeia advogada Estela Aranha para o TSE
TSE

Lula nomeia advogada Estela Aranha para o TSE

A advogada compôs lista tríplice exclusivamente feminina.

Da Redação

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Atualizado em 11 de julho de 2025 11:19

O presidente Lula nomeou a advogada Estela Aranha para ocupar o cargo de juíza titular no TSE. Nomeação foi publicada em edição extra do DOU desta quinta-feira, 10. 

Com a escolha, Estela Aranha participará da eleição presidencial de 2026.

 (Imagem: Reprodução/DOU)

Lula nomeia Estela Aranha para o TSE.(Imagem: Reprodução/DOU)

A advogada compôs lista tríplice exclusivamente feminina aprovada pelo STF. Também figuraram na relação Cristina Maria Gama Neves da Silva, desembargadora no TRE/DF, e Vera Lúcia Santana Araújo, ministra substituta no TSE.

À época, ministra Cármen Lúcia alertou que, sem essa intervenção, o TSE poderia ser composto exclusivamente por homens em 2026, ano das próximas eleições gerais.

Conforme prevê o art. 119, II, da Constituição, o TSE é composto por sete ministros: três oriundos do STF, dois do STJ e dois da advocacia, escolhidos entre profissionais de notório saber jurídico e reputação ilibada.

Em 93 anos de Justiça Eleitoral, apenas 12 mulheres integraram o plenário do TSE como ministras efetivas ou substitutas: Ellen Gracie, Eliana Calmon, Nancy Andrighi, Cármen Lúcia, Laurita Vaz, Maria Thereza de Assis Moura, Rosa Weber, Luciana Lóssio, Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro, Maria Isabel Gallotti Rodrigues, Edilene Lobo e Vera Lúcia Araújo.

 (Imagem: Tom Costa/MJSP)

Presidente Lula indicou Estela Aranha para o TSE.(Imagem: Tom Costa/MJSP)

Perfil

Estela Aranha é especialista em regulação digital, com sólida atuação nas interseções entre Direito, tecnologia e políticas públicas. Atualmente, integra o High-Level Advisory Body on Artificial Intelligence da ONU, grupo de especialistas voltado à orientação estratégica sobre os impactos globais da inteligência artificial.

Graduada em Direito pela USP em 1999, tem mais de 20 anos de experiência como advogada, pesquisadora e formuladora de políticas públicas. Foi secretária nacional de Direitos Digitais no Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil e assessora especial do ministro Flávio Dino, tendo coordenado iniciativas voltadas à proteção de direitos no ambiente digital, com ênfase na regulação de plataformas e nos desafios jurídicos e éticos de tecnologias emergentes.

No Legislativo, integrou a comissão de juristas do Senado Federal que elaborou propostas para a regulação da inteligência artificial (2022) e, atualmente, participa da comissão encarregada de propor a atualização do Código Civil brasileiro à luz das transformações tecnológicas.

Estela também presidiu a Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB e da OAB/RJ, e atua como pesquisadora no CEDIS/IDP - Centro de Estudos de Direito, Internet e Sociedade.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...