MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PV contesta no STF imunidade em crimes patrimoniais contra mulheres
ADPF

PV contesta no STF imunidade em crimes patrimoniais contra mulheres

Legenda afirma que a norma do Código Penal representa um "anacronismo jurídico" que gera impunidade em casos de violência doméstica contra mulheres e meninas.

Da Redação

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Atualizado às 08:46

O Partido Verde ingressou com uma ação no STF para afastar a aplicação de dispositivos do Código Penal que preveem a isenção de pena para autores de crimes patrimoniais cometidos sem violência ou grave ameaça contra mulheres no ambiente familiar.

O ministro Dias Toffoli foi designado relator da ADPF 1.241, que aborda a temática em questão. O artigo 181 do Código Penal estabelece que o autor de crime patrimonial cometido em detrimento do cônjuge, ascendente ou descendente é isento de pena.

 (Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Partido questiona no STF impedimento à punição por crimes patrimoniais contra mulheres em ambiente doméstico.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Na ação, o PV argumenta que a aplicação dessa imunidade penal é desproporcional quando o crime é praticado contra mulheres, especialmente em situações de violência doméstica. De acordo com o partido, a norma, na prática, impede a responsabilização penal de homens que furtam ou se apropriam de bens de companheiras, esposas, filhas ou outras mulheres da família, quando o crime não envolve violência física ou grave ameaça, mantendo as vítimas em situação de vulnerabilidade.

A legenda alega que tal isenção contraria os objetivos da lei Maria da Penha (lei 11.340/06), cujo propósito é prevenir e combater todas as formas de violência contra a mulher.

O PV requer ao STF o reconhecimento da incompatibilidade dessa isenção penal com os preceitos da Constituição Federal, quando os crimes patrimoniais ocorrerem no contexto de violência doméstica e familiar.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...