MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. IASP alerta para retrocesso na tramitação acelerada do PL do licenciamento ambiental
Licenciamento ambiental

IASP alerta para retrocesso na tramitação acelerada do PL do licenciamento ambiental

Urgência de votação foi aprovada no dia 8/7 após parecer da CMADS - Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Da Redação

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Atualizado às 11:31

O IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo manifesta preocupação com a tramitação em regime de urgência do PL do licenciamento ambiental, que pode ser votado na Câmara dos Deputados antes do recesso legislativo, previsto para 17/7.

O projeto, que tramita no Congresso Nacional desde 2004, foi aprovado pela Câmara em 2021 e, mais recentemente, pelo Senado Federal, em 21/5 deste ano, com diversas emendas. Após retornar à Câmara, foi aprovada no dia 8/7 a urgência de sua votação, logo após parecer favorável da CMADS - Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

"Embora o PL represente um avanço ao buscar a consolidação de uma norma geral sobre licenciamento ambiental, hoje marcado por morosidade e burocracia, o texto atual apresenta graves fragilidades que exigem maior debate com a sociedade", explica Priscila Artigas, presidente da Comissão de Direito Ambiental do IASP.

 (Imagem: Freepik)

IASP manifesta preocupação com a tramitação em regime de urgência do PL do licenciamento ambiental.(Imagem: Freepik)

Entre os pontos mais críticos a serem melhor debatidos estão:

  • A exclusão das atividades minerárias de grande impacto do escopo da legislação;
  • A ampliação das hipóteses de dispensa e simplificação do licenciamento, sem critérios transparentes;
  • A ausência de participação da sociedade civil na definição das tipologias dos projetos beneficiados por essas exceções;
  • A criação da LAE - Licença Ambiental Especial, que permite a aprovação de projetos estratégicos com potencial impacto significativo em uma única etapa e sem a obrigatoriedade de audiência pública.

Diante desse cenário, o IASP solicitou formalmente sua participação na audiência pública requerida em 28 de maio para debater os impactos do projeto.

imprescindível que essa legislação tão sensível ao meio ambiente e aos direitos coletivos seja discutida com profundidade. Apressar sua aprovação sem o devido diálogo pode gerar insegurança jurídica e intensa judicialização", adverte Priscila.

"O IASP reforça seu compromisso com o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade, e conclama o Congresso Nacional a garantir transparência e participação social efetiva nesse processo legislativo", afirma o presidente do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo.

IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA