MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ: Conselheiros pedem apuração de juiz do TJ/PA por decisões iguais
Copia e cola?

CNJ: Conselheiros pedem apuração de juiz do TJ/PA por decisões iguais

Pedido veio após reportagem acusar magistrado de proferir sentenças padronizadas, sem individualização dos casos.

Da Redação

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Atualizado às 12:18

Conselheiros do CNJ encaminharam ofício ao corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, solicitando a apuração de possível conduta irregular do juiz de Direito Roberto Andrés Itzcovich, titular da 4ª vara Cível e Empresarial de Belém/PA.

A iniciativa tem como base reportagem que revelou a prolação, em série, de decisões idênticas pelo magistrado, com uso do mesmo relatório, fundamentação e dispositivo, em processos de naturezas diversas.

Segundo o documento, assinado pelos conselheiros Ulisses Rabaneda, Marcello Terto e Rodrigo Badaró, pelo menos 11 sentenças com conteúdo absolutamente padronizado teriam sido proferidas nos dias 7 e 8 de julho de 2025.

Além disso, foram localizadas outras três decisões de teor e forma idênticos publicadas na data de 10 de julho, no DJEN - Diário da Justiça Eletrônico Nacional.

Os conselheiros alertam que a prática relatada pode configurar violação aos deveres funcionais da magistratura, sobretudo pela ausência de individualização nas decisões e pelo eventual desrespeito à análise do caso concreto. Também mencionam a possibilidade de que outras decisões semelhantes tenham sido emitidas naquela unidade jurisdicional.

Diante disso, solicitaram formalmente ao corregedor nacional a adoção das providências cabíveis, incluindo eventual procedimento de verificação de autenticidade dos fatos e responsabilização disciplinar, caso se confirme a irregularidade.

 (Imagem: Adobe Stock)

Conselheiros pedem ao CNJ que apure sentenças padronizadas de juiz do TJ/PA.(Imagem: Adobe Stock)

TJ/RS

Situação análoga foi registrada no TJ/RS, onde a juíza de Direito Angélica Chamon Layoun foi demitida por adotar modelo decisório padronizado em milhares de processos.

A magistrada, ainda em estágio probatório, foi acusada de manipular seus índices de produtividade por meio da repetição de sentenças em série, sem análise individual dos autos, e de desarquivar processos já julgados apenas para emitir novos despachos.

A demissão foi assinada pelo presidente do TJ/RS, desembargador Alberto Delgado Neto, e publicada no Diário da Justiça.

Segundo apuração da coluna de Fausto Macedo, do Estadão, o Processo Administrativo Disciplinar concluiu que cerca de 2 mil decisões foram proferidas com uso da chamada "sentença padrão". A penalidade foi aplicada com base no art. 42, VI, da Loman, que trata da perda do cargo por magistrados.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...