MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mona Lisa já sofreu furto, disputa judicial e tentativa de retorno à Itália
Arte

Mona Lisa já sofreu furto, disputa judicial e tentativa de retorno à Itália

Migalhas esteve no Museu do Louvre, onde a obra de arte - uma das mais famosas do mundo - permanece há mais de 500 anos.

Da Redação

domingo, 13 de julho de 2025

Atualizado às 07:55

Há quem diga que nenhuma pintura atrai tantos olhares quanto a Mona Lisa - retrato de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo. O que poucos sabem é que essa fama monumental já colocou o quadro no centro de roubos históricos, disputas judiciais e até debates sobre direito de propriedade cultural.

Pintada pelo italiano Leonardo da Vinci no início do século XVI, a obra foi levada à França pelo próprio artista, onde acabou adquirida pela Coroa Francesa. Desde então, permanece sob custódia do Estado francês. 

Roubo cinematográfico

Em 21 de agosto de 1911, a Mona Lisa deixou o Louvre escondida debaixo do casaco de Vincenzo Peruggia, um vidraceiro italiano que havia prestado serviços ao museu. Convencido de que a obra "pertencia" à Itália, Peruggia manteve o retrato oculto por mais de dois anos.

A pintura só reapareceu em dezembro de 1913, quando o ladrão tentou negociá-la com um antiquário de Florença; detido pela polícia, cumpriu uma breve pena, e o quadro - após rápida exibição em solo italiano - regressou intacto a Paris em janeiro de 1914. O episódio, amplamente noticiado, ampliou a fama de Mona Lisa, que se tornou o ícone global que conhecemos hoje.

Em razão do incidente, e da fama crescente, em 1966, a obra-prima foi transferida para a maior sala do Louvre - a Salle des États - onde é conservada nas melhores condições possíveis, protegida dentro de uma caixa de vidro com temperatura e humidade controladas.

Tentativas de repatriação e recusa da Justiça

Em 2024, a associação italiana International Restitutions acionou os tribunais franceses solicitando que a obra fosse devolvida à Itália. A alegação era de que a pintura fora "sequestrada" do território italiano e deveria retornar ao país de origem do artista.

O pedido, contudo, foi rejeitado pelo Conselho de Estado da França, que considerou a ação improcedente e abusiva. O Tribunal reforçou que a Mona Lisa está legalmente sob domínio público francês há mais de 500 anos, e condenou a associação em 3000 euros.

Reforma histórica do Louvre

Em janeiro deste ano, o presidente da França Emmanuel Macron anunciou que a Mona Lisa ganhará um novo espaço exclusivo dentro do Museu do Louvre - e com ingresso à parte. O plano integra uma reforma ampla, que também prevê uma nova entrada para o museu até 2031.

Estima-se que 80% dos visitantes do Louvre compareçam exclusivamente para ver a pintura - que atualmente divide espaço com outras obras em uma sala superlotada, protegida por vidro à prova de balas.

O objetivo da sala exclusiva, segundo o presidente francês, é "reequilibrar a maneira de visitar o museu" e devolver o Louvre aos parisienses, em termos de acesso e preservação. O anúncio veio após alertas do próprio diretor do museu sobre os riscos de obsolescência e degradação das instalações, que ameaçariam a conservação de obras como a própria Mona Lisa.

Hoje, a permanência da Mona Lisa no Louvre já não é apenas uma questão de tradição, mas de direito cultural consolidado.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...