MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Enfermeira que amamenta filha será transferida de setor insalubre
Proteção

Enfermeira que amamenta filha será transferida de setor insalubre

Ela deverá ser realocada de atividades em ambiente insalubre até que a criança complete dois anos de idade.

Da Redação

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Atualizado às 14:31

Uma enfermeira que continua a amamentar sua filha de maneira complementar obteve judicialmente o direito de ser realocada de atividades em ambiente considerado insalubre até que a criança complete dois anos de idade. A decisão, confirmada pela 1ª turma do TRT da 5ª região, reconheceu a importância da proteção à saúde do bebê durante todo o período de aleitamento, mesmo após o aleitamento exclusivo.

A profissional, que atua na Santa Casa de Misericórdia da Bahia, teve seu direito assegurado após apresentar atestados médicos que comprovavam a continuidade da amamentação. A filha da enfermeira tem atualmente 1 ano e 7 meses. A instituição hospitalar argumentou que a ausência de recomendação de aleitamento exclusivo não impedia a permanência da enfermeira no ambiente insalubre, alegação que foi rejeitada pela Justiça.

 (Imagem: Freepik)

Enfermeira é transferida de setor insalubre para proteger saúde da filha em amamentação.(Imagem: Freepik)

O desembargador Edilton Meireles de Oliveira Santos, relator do processo, enfatizou que a legislação garante o afastamento de lactantes de atividades insalubres, sem exigir exclusividade na amamentação. "Se o legislador tivesse intenção de limitar a proteção aos seis primeiros meses do bebê, teria deixado isso claro no texto da lei", afirmou o desembargador.

O hospital também contestou a multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 100 mil, em caso de descumprimento da ordem judicial. O TRT-5, no entanto, considerou a quantia adequada para garantir o cumprimento da medida, levando em consideração a saúde da criança e a capacidade financeira da instituição.

Acesse o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...