Operação contra Bolsonaro gera onda de memes nas redes sociais; veja
Internautas reagem com ironia às medidas cautelares impostas pelo STF, que incluem tornozeleira eletrônica e proibição de uso das redes.
Da Redação
sexta-feira, 18 de julho de 2025
Atualizado às 10:54
A operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira, 18, rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, com direito a memes que tomaram conta das redes sociais.
A decisão incluiu uma série de medidas cautelares contra o ex-presidente: uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno (das 19h às 7h), proibição de uso de redes sociais, de contato com o deputado Eduardo Bolsonaro e de aproximação de embaixadas ou embaixadores.
Confira a repercussão:
é, Jair Bolsonaro, finalmente o TOC TOC TOC da Polícia Federal foi na sua casa pic.twitter.com/uFw1Baa5Y1
— William De Lucca (@delucca) July 18, 2025
Jair Bolsonaro já está com tornozeleira eletrônica. Eu fico triste triste demais com esse GRANDE DIA!
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) July 18, 2025
pic.twitter.com/RiyyIyWfW6
Réu no STF
O ex-presidente Jair Bolsonaro é réu no STF (AP 2.668), acusado de liderar uma organização criminosa envolvida na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A ação penal chega em sua fase final e se aproxima do julgamento. As alegações finais da PGR foram apresentadas na última segunda-feira, 14, e pedem a condenação do político.
Segundo a PGR, Bolsonaro integra o chamado "núcleo 1" do grupo e teria articulado, direta e indiretamente, ações para impedir a posse do presidente eleito, inclusive incentivando manifestações golpistas e questionando o sistema eleitoral.
A PGR imputa a Bolsonaro os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Além disso, o órgão pede sua condenação com pena de prisão.