MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Além de Moraes, outros sete ministros tiveram o visto americano cancelado
Escalada diplomática

Além de Moraes, outros sete ministros tiveram o visto americano cancelado

Medida imposta inclui familiares dos magistrados e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Da Redação

sábado, 19 de julho de 2025

Atualizado às 12:41

A revogação dos vistos americanos do ministro Alexandre de Moraes, anunciada nesta sexta-feira, 18, no X, pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, não se limitou a ele e aos seus familiares.

A medida também alcançou outros sete ministros do STF: Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes, além do PGR, Paulo Gonet. As informações são do jornal O Globo.

Com a decisão, apenas Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques não foram incluídos; os dois últimos foram indicados ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A revogação também atinge os familiares diretos dos ministros listados.

 (Imagem: Fellipe Sampaio /STF)

Além de Moraes, sete ministros do STF e Paulo Gonet têm vistos cancelados pelos EUA.(Imagem: Fellipe Sampaio /STF)

No anúncio, Rubio afirmou que a medida alcançava os "aliados no tribunal", sem indicar nomes. 

Ao justificar a medida, o secretário acusou os magistrados de conduzirem uma "caça política" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele mencionou a imposição de tornozeleira eletrônica como exemplo de "táticas ditatoriais e antidemocráticas", alegando que essas ações violariam liberdades fundamentais e afetariam também cidadãos norte-americanos.

Veja a publicação.

hasTwitter

Em português:

"O presidente dos Estados Unidos deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura da liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato."

Entenda

Na manhã de sexta-feira, 18, o ministro Alexandre de Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica, a entrega do passaporte e a proibição de deixar o país ao ex-presidente Jair Bolsonaro. As medidas foram aplicadas no âmbito do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado e o envolvimento do ex-mandatário nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Ainda no mesmo dia, as decisões foram referendadas pela 1ª turma do STF, por maioria de votos. A revogação dos vistos por parte dos Estados Unidos ocorreu horas depois, elevando a tensão institucional entre os dois países.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA