MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Sanções dos EUA: Barroso diz que há liberdade no Brasil e nega caça às bruxas
Liberdade de expressão

Sanções dos EUA: Barroso diz que há liberdade no Brasil e nega caça às bruxas

Presidente da Corte defendeu julgamento da trama golpista e rebateu narrativa de perseguição política.

Da Redação

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Atualizado às 16:26

Na abertura da sessão desta quarta-feira, 17, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, fez um pronunciamento sobre as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil.

O ministro afirmou que há "imensa incompreensão" em torno das decisões da Corte e rebateu a tese de que exista censura ou perseguição política no país.

Barroso destacou que a liberdade de expressão está plenamente assegurada, e que as remoções de conteúdos determinadas pelo Supremo se restringiram a casos de crime, como publicações que expunham endereços de autoridades e incitavam ameaças.

"Isso não é liberdade de expressão em lugar algum do mundo. Isso é crime", frisou

O ministro também lembrou que as condenações na ação penal da chamada trama golpista, envolvendo o ex-presidente Bolsonaro e mais sete aliados, foram baseadas em provas documentais e confissões, como a existência de minuta de estado de exceção, ordens para alterar relatórios das Forças Armadas e incentivo a acampamentos em quartéis.

Para Barroso, é injusto punir o Brasil e seus cidadãos por decisões que refletiram a proteção da democracia e foram acompanhadas pela imprensa internacional.

"Não houve caça às bruxas. Houve julgamento com provas públicas e documentadas. Restabelecer a verdade dos fatos é o máximo que podemos fazer", concluiu o presidente da Corte.

Veja:

Sanções

As críticas ao julgamento da trama golpista ganharam força logo após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pela 1ª turma do STF, que fixou pena de 27 anos e 3 meses de prisão.

Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio afirmou, na rede X, que a decisão representava uma "caça às bruxas", acusando o ministro Alexandre de Moraes e outros integrantes da Corte de perseguição política. Ele prometeu que os Estados Unidos "responderiam adequadamente" ao episódio, embora não tenha detalhado quais medidas seriam adotadas.

Nesta segunda-feira, 15, em entrevista à Fox News, Rubio reiterou a posição e adiantou que novas medidas contra o Brasil serão anunciadas em breve, novamente sem especificar o conteúdo das sanções.

A reação também contou com declarações do presidente Donald Trump, que na última quinta-feira, 11, disse estar surpreso com a decisão da Suprema Corte brasileira. Trump comparou a situação à sua própria trajetória nos EUA, mas evitou confirmar se pretende aplicar sanções diretamente contra o país.

 (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

(Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS