Moraes é finalista no Jabuti Acadêmico com livro sobre democracia
Obra do ministro do STF disputa premiação na categoria Direito; vencedores serão revelados em agosto.
Da Redação
quarta-feira, 23 de julho de 2025
Atualizado às 18:26
O ministro do STF Alexandre de Moraes foi indicado como finalista da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico com a obra "Democracia e Redes Sociais: O Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista".
A lista dos concorrentes foi divulgada na terça-feira, 22, pela Câmara Brasileira do Livro - CBL, responsável pela premiação que reconhece produções de excelência nas áreas científicas, técnicas e profissionais.
A obra
O livro aborda os riscos que o populismo digital extremista representa para as democracias modernas, especialmente pela instrumentalização das redes sociais e de serviços de mensageria privada.
Segundo o autor, essas ferramentas vêm sendo usadas por verdadeiras "milícias digitais" para espalhar desinformação, discurso de ódio e conteúdos antidemocráticos, num ambiente marcado pela ausência de regulamentação e pela opacidade algorítmica.
Moraes defende, no texto, a necessidade de um novo enquadramento jurídico capaz de proteger a integridade do processo eleitoral, assegurar o sigilo do voto e garantir que as redes sociais não sejam utilizadas como instrumentos de manipulação da vontade popular.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 5/8, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
- Confira aqui os finalistas.