MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Tutora que cuidou de papagaio por 27 anos consegue restabelecer guarda
Guarda animal

Tutora que cuidou de papagaio por 27 anos consegue restabelecer guarda

Papagaio "Louro" foi apreendido após denúncia anônima ao IMA - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

Da Redação

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Atualizado às 17:44

O juiz Federal Leandro Paulo Cypriani, da 6ª vara Federal de Joinville/SC, determinou que o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e o IMA - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina devolvam papagaio Louro a tutora, com quem convive há 27 anos. A decisão considerou o vínculo afetivo entre a cuidadora e o animal, além do risco de dano à saúde com a separação.

A tutora relatou que, após viver com o papagaio da espécie Amazona aestiva por 27 anos, foi autuada pelo IMA, com multa de R$ 4,5 mil, por denúncia anônima. Na ocasião, o agente de fiscalização não encontrou sinais de maus-tratos e permitiu que a ave permanecesse com a cuidadora, contudo, meses depois, por ordem do MP, o Louro foi apreendido para avaliação.

A tutora afirmou que, durante visitas ao Cetas - Centro de Triagem de Animais Silvestres, observou que o papagaio estava "triste, abatido e abalado". Posteriormente, o veterinário responsável informou que as visitas estavam proibidas por determinação do IMA, razão pela qual recorreu à Justiça para recuperar a guarda do animal.

 (Imagem: Freepik)

Após apreensão, Justiça restabelece guarda de papagaio "Louro" a tutora.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado reconheceu que, embora a aquisição do animal não tenha ocorrido pelos meios autorizados, restou "demonstrada a boa-fé da autora, que pretende regularizar a posse de espécime proveniente da fauna silvestre".

Destacou, ainda, que laudos veterinários confirmaram o bom estado de saúde do papagaio e a impossibilidade de sua reintegração ao habitat natural.

Nesse sentido, o juiz ressaltou precedentes do STJ que reconhecem a possibilidade de manutenção da guarda doméstica de aves silvestres quando há adaptação ao convívio familiar e risco ao bem-estar do animal com a mudança de ambiente, o que entendeu ser o caso.

"Quanto ao animal, parece-me temerário mantê-lo distante de sua tutora e sua família, o que apresenta, inclusive, risco a sua vida, especialmente diante da relatada proibição de visitas."

Além disso, o magistrado destacou o dano à saúde da tutora, que apresentou receita médica para uso de antidepressivo, alegando estar abalada após a separação do animal. Assim, entendeu ser possível que "o Louro, que convive na mesma família há 27 anos, também o esteja".

Dessa forma, deferiu liminar, determinando que o IBAMA e o IMA promovam o retorno imediato do papagaio Louro à residência da tutora. Também proibiu novas apreensões até a decisão final do processo.

Leia a liminar.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...