MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/RO nega recurso de advogado que citou julgado de "Fulano de Tal"
Ciclano? Beltrano?

TJ/RO nega recurso de advogado que citou julgado de "Fulano de Tal"

Colegiado apontou que a inserção de julgados inexistentes fere a ética profissional e compromete a integridade do processo penal.

Da Redação

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Atualizado às 18:15

A 2ª câmara Criminal do TJ/RO manteve a condenação de homem por roubos majorados e determinou o envio de cópia dos autos à OAB/RO, após constatar que a defesa apresentou petição contendo julgados inexistentes e nomes fictícios de magistrados como "Fulano de Tal", "Beltrano de Tal" e "Ciclano de Tal".

O colegiado manteve a condenação do réu a seis anos, dois meses e 20 dias de reclusão, em regime semiaberto e destacou o ato como grave e passível de responsabilização ética.

O caso

A denúncia envolve homem acusado de dois roubos cometidos com uso de arma de fogo e em conjunto com outro indivíduo.

Os crimes ocorreram em setembro de 2022, em Porto Velho/RO, quando as vítimas foram abordadas na rua e tiveram bens como celular e carteira levados sob ameaça. Ambos foram presos em flagrante.

Na apelação, o advogado requereu a redução da pena com base em atenuantes, além de questionar os aumentos aplicados pelo concurso de pessoas e pela continuidade delitiva. Também pediu a mudança para o regime aberto.

 (Imagem: Reprodução/Artes Migalhas)

TJ/RO nega recurso de advogado que inventou julgados em petição.(Imagem: Reprodução/Artes Migalhas)

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Francisco Borges, reforçou que, conforme a Súmula 231 do STJ, atenuantes não permitem pena abaixo do mínimo legal. Além disso, entendeu que os aumentos fracionários estavam adequadamente fundamentados.

Ao examinar os argumentos, constatou que a defesa citou julgados com nomes inexistentes, como "Fulano de Tal".

"Verifica-se que a defesa, ao tentar reforçar seus argumentos, transcreveu trechos de supostas jurisprudências deste Egrégio Tribunal de Justiça de Rondônia, indicando, inclusive, nome de desembargadores fictícios (Fulano de tal, Beltrano de Tal e Ciclano de Tal) como relatores de tais julgados. Contudo, constata-se que as decisões mencionadas são jurisprudências fictícias, com relatores igualmente inexistentes."

Além disso, o relator classificou o ato como grave e passível de responsabilização ética, sugerindo a atuação dolosa ou, no mínimo, negligente.

"Ressalta-se que a defesa técnica é instrumento essencial à garantia dos direitos fundamentais do acusado, não sendo compatível com práticas que atentem contra a ética ou a boa-fé processual. É necessário que os patronos tenham plena consciência da importância de suas manifestações nos autos, atuando com rigor técnico, responsabilidade e profundo respeito à verdade processual e à missão constitucional que lhes é atribuída."

Com isso, determinou o envio de cópia da decisão à seccional da OAB para providências disciplinares, com base no art. 34, inciso XVI, do Estatuto da Advocacia, que trata da apresentação de peças jurídicas com má-fé ou deslealdade.

  • Processo: 7061269-89.2024.8.22.0001

Leia aqui o acórdão.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...