MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PL proíbe atuação de advogados no mesmo tribunal de parentes juízes
Parentesco

PL proíbe atuação de advogados no mesmo tribunal de parentes juízes

Medida também se estende aos juristas parentes de membros do Ministério Público.

Da Redação

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Atualizado às 15:35

Tramita no Senado o PL 2.736/25, que propõe alteração no Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94) para impedir que cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau de magistrados e membros do MP exerçam a advocacia perante os respectivos órgãos onde os profissionais atuem.

De autoria do senador Jorge Kajuru, a medida, segundo ele, tem como objetivo reforçar a confiança pública no sistema de Justiça e prevenir conflitos de interesse.

 (Imagem: Freepik)

Projeto impede atuação de advogados no mesmo tribunal de parentes juízes e do MP.(Imagem: Freepik)

Na justificativa do projeto, o senador argumenta que a atuação de advogados com vínculos familiares com magistrados ou membros do MP pode alimentar a percepção de favorecimento e abrir margem para o tráfico de influência.

"É preciso reforçar o ambiente de confiança e credibilidade no Poder Judiciário, que tem como função essencial resolver conflitos de forma imparcial e com absoluta legalidade", declarou.

Kajuru também mencionou casos divulgados na imprensa envolvendo escritórios de advocacia ligados a sobrenomes influentes. Para ele, essa prática compromete a imagem de neutralidade e estimula a desconfiança da sociedade.

"Permitir que situações de privilégio em razão de laços familiares continuem existindo fortalece um ambiente propício ao conflito de interesses, ao tráfico de influência e à corrupção", acrescentou.

Segundo o senador, a legislação atual, que prevê apenas o afastamento do juiz em casos específicos, é insuficiente para garantir a imparcialidade do Judiciário.

A proposta aguarda análise nas comissões temáticas do Senado antes de seguir para votação em plenário. Se aprovada, será encaminhada à Câmara dos Deputados para nova deliberação.

Informações: Agência Senado.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...