MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dona de carro inoperante há um ano consegue anular multa de trânsito
Infração

Dona de carro inoperante há um ano consegue anular multa de trânsito

Juíza considerou a ausência de defesa do DER/SP e a consequente aplicação dos efeitos da revelia.

Da Redação

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Atualizado às 18:25

A Justiça da Fazenda Pública de São Paulo anulou um auto de infração de trânsito emitido contra um veículo que, segundo documentação apresentada no processo, estava inoperante e estacionado em garagem há mais de um ano na data da autuação. A decisão, proferida pela juíza de Direito Daniele Machado Toledo, considerou a ausência de defesa do DER/SP - Departamento de Estradas de Rodagem e a consequente aplicação dos efeitos da revelia.

A controvérsia tratava da validade de um auto de infração. A parte autora alegou que o veículo autuado não circulava havia mais de um ano, por estar sem condições de uso. Como a alegação envolvia fato negativo, a juíza destacou que caberia ao DER comprovar a legalidade do auto, conforme o artigo 373, §1º, do CPC.

 (Imagem: Freepik)

Justiça anula multa por carro inoperante e falta de defesa do DER.(Imagem: Freepik)

O órgão, contudo, não apresentou contestação, mesmo devidamente citado, o que levou à decretação da revelia. Com base na documentação constante dos autos e na ausência de provas em sentido contrário, o juízo reconheceu a invalidade do auto de infração, com julgamento de mérito nos termos do artigo 487, I, do CPC.

O pedido de indenização por danos morais foi rejeitado. A magistrada entendeu que a anulação do auto, por si só, não configura lesão extrapatrimonial capaz de justificar compensação. Segundo a sentença, não houve comprovação de abalo à honra, imagem ou integridade da parte, sendo inaplicável, nesse caso, a teoria do dano moral presumido.

O escritório Tadim Neves Advocacia defende a autora.

Leia a decisão.

Tadim Neves Advocacia

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA