MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça anula 14 multas de trânsito emitidas durante a pandemia
Trânsito

Justiça anula 14 multas de trânsito emitidas durante a pandemia

Juíza concluiu que a notificação das autuações se deu fora do prazo legal.

Da Redação

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Atualizado às 13:02

A juíza de Direito substituta Aline Maria Gomes Massoni da Costa, da 10ª vara de Fazenda Pública do RJ, anulou 14 autos de infração emitidos durante a pandemia da covid-19 contra o advogado Marcus Vinicius Reis, sócio do escritório Reis Advogados e especialista em Direito de Trânsito.

A magistrada acolheu os argumentos de Reis, que apontou a ilegalidade das autuações fundamentadas em uma resolução do Contran, a qual ampliou os prazos para os Detrans estaduais emitirem notificações.

O advogado sustentou que o art. 281, I, do CTB determina claramente um prazo máximo de 30 dias para a expedição dessas notificações, ressaltando que tal disposição é uma garantia ao cidadão e só poderia ser alterada por outra norma de igual valor, não por uma resolução.

 (Imagem: Freepik)

Advogado conseguiu anular 14 multas de trânsito.(Imagem: Freepik)

Na decisão, a juíza afirmou:

"Em que pese seja função do Contran regulamentar os procedimentos administrativos, pertinentes ao sistema de trânsito, fato é que tal poder não é ilimitado, razão pela qual não deve haver inovação na ordem jurídica, e não podem ser emitidas normas administrativas regulamentadoras que exorbitem a lei."

A magistrada também ressaltou a limitação do Conselho Nacional de Trânsito, que "não tem competência para revogar ou alterar os prazos previstos em lei, por somente ter a atribuição de regulamentar as normas constantes no Código de Trânsito Brasileiro".

Segundo o advogado, a decisão reforça os princípios da legalidade e da hierarquia das normas, e estabelece que resoluções não podem alterar o conteúdo das leis ou ir além do que a lei determina.

"O caso se torna um precedente relevante para futuras disputas envolvendo multas de trânsito e prazos estabelecidos pelo CTB, ressaltando a importância da atuação dos magistrados na garantia dos direitos dos cidadãos."

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS