MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Atuação estratégica da AGU busca evitar judicialização contra o INSS
Prevenção

Atuação estratégica da AGU busca evitar judicialização contra o INSS

Coordenação de Prevenção de Litígios vai identificar causas de ações judiciais e propor medidas para evitar litígios indevidos contra o INSS.

Da Redação

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Atualizado às 11:38

Com foco na redução de ações judiciais indevidas, a AGU passa a investir em estratégias de prevenção de litígios envolvendo o INSS. A iniciativa será conduzida pela recém-criada CPL - Coordenação de Prevenção de Litígios, vinculada à PFE - Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS.

A nova unidade tem como missão alinhar as práticas administrativas do INSS com a atuação judicial da PGF - Procuradoria-Geral Federal, promovendo maior segurança jurídica e qualificação do processo administrativo previdenciário. A PGF é responsável pela representação judicial das autarquias e fundações públicas federais.

  (Imagem: Freepik)

Coordenação de Prevenção de Litígios vai identificar causas de ações judiciais e propor medidas para evitar litígios indevidos contra o INSS.(Imagem: Freepik)

A procuradora federal Camila Gomes Peres, que já atuou na PFE/INSS entre 2015 e 2019, assumirá a coordenação da CPL. Entre os objetivos centrais da iniciativa está a diminuição da litigiosidade indevida, que sobrecarrega tanto o Judiciário quanto a administração pública.

A atuação da CPL está organizada em três eixos estratégicos:

  • Identificação e correção de falhas administrativas - com foco em causas recorrentes de judicialização;
  • Aprimoramento da comunicação interinstitucional - incluindo a criação de canais de diálogo entre INSS, PGF e o Judiciário, com designação de pontos focais regionais;
  • Integração entre processo administrativo e defesa judicial - para garantir maior efetividade e apoio técnico às decisões da autarquia.

A CPL também atua no combate ao uso indevido da imagem institucional do INSS, como em casos de empresas ou aplicativos que utilizam símbolos oficiais sem autorização para enganar segurados e beneficiários.

Segundo o CNJ, o INSS lidera o volume de ações judiciais entre os órgãos da União, com mais de 5 milhões de processos, o equivalente a 4,97% do acervo nacional. Nesse cenário, a atuação estratégica da CPL busca não apenas reduzir esse número, mas também reforçar a efetividade dos direitos previdenciários e a dignidade dos segurados.

"Ao contribuir com a interlocução técnico-jurídica entre os principais atores da política previdenciária, a nova coordenação reforça o compromisso da AGU com a promoção da eficiência, da legalidade e da dignidade da pessoa humana no âmbito da seguridade social", afirma a procuradora Camila Gomes Peres.

Informações: Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...