MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Viação indenizará cliente por falha mecânica em viagens de ida e volta
Dano moral

Viação indenizará cliente por falha mecânica em viagens de ida e volta

Na ida, passageiros aguardaram por mais de três horas no acostamento sem qualquer assistência da empresa.

Da Redação

domingo, 3 de agosto de 2025

Atualizado em 1 de agosto de 2025 18:15

Empresa de viação foi condenada ao pagamento de R$ 3 mil por danos morais a passageira que enfrentou problemas mecânicos em duas viagens consecutivas, ficando horas à beira da estrada, sem assistência da empresa. 

Na decisão, a juíza de Direito Erika Souto Camargo, do 1º JEC de Sobradinho/DF, reconheceu falha na prestação do serviço e violação dos deveres do transportador.

A consumidora relatou que comprou passagens de ida e volta para o trecho Brasília/DF - João Pinheiro/MG. No trajeto de ida, o ônibus teve o rompimento de uma mangueira de ar, o que obrigou todos os passageiros a aguardarem no acostamento por mais de três horas, "no escuro, sem qualquer estrutura mínima de acolhimento, sem água, sem comida, sem assistência, sem proteção".

No retorno, segundo alegou, o ônibus novamente apresentou falhas, sendo necessário acionar a PRF, razão pela qual recorreu à Justiça pleiteando indenização por danos morais e materiais.

Em defesa, a empresa afirmou que adota rígidos critérios de manutenção preventiva e corretiva, conforme normas da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, e que incidentes como os narrados são imprevisíveis e inerentes à atividade econômica. 

 (Imagem: Freepik)

Viação indenizará consumidora por falhas mecânicas em ônibus durante viagem.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a magistrada destacou que a empresa é responsável por realizar a vistoria e a manutenção dos veículos antes de disponibilizá-los para viagens.

Nesse sentido, afirmou que "a empresa ré não produziu nenhuma prova contrária às alegações da autora, em especial quanto aos problemas apresentados pelos veículos durante a viagem", tampouco comprovou ter prestado a assistência devida. 

Assim, para a juíza, a situação não caracterizou apenas grave falha na prestação do serviço de transporte, mas também dano moral à consumidora, especialmente por ter ocorrido nos dois trechos da viagem. 

Por outro lado, o pedido de indenização por danos materiais, referente ao reembolso das passagens, foi negado. A magistrada entendeu que, apesar das falhas, o transporte foi efetivamente prestado, já que a passageira chegou aos destinos finais.

Diante disso, fixou a indenização por danos morais em R$ 3 mil, valor que considerou adequado à condição das partes e à função pedagógica da condenação.

Leia a sentença.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...