MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRT-4 proíbe cobrança de taxas de candidatos em seleção para emprego
Cobrança Ilegal

TRT-4 proíbe cobrança de taxas de candidatos em seleção para emprego

Decisão visa proteger os direitos dos trabalhadores, assegurando que o acesso ao emprego não seja onerado por taxas indevidas.

Da Redação

domingo, 17 de agosto de 2025

Atualizado às 11:51

A 5ª turma do TRT da 4ª região manteve proibição de empresas de recursos humanos cobrarem valores de trabalhadores para encaminhá-los a entrevistas ou vagas de emprego.

Entenda

O caso teve início em março de 2019, quando o MPT/RS ajuizou ação civil pública contra empresa que cobrava taxas de candidatos durante processos seletivos ou percentual sobre o salário em caso de contratação.

O objetivo era impedir a cobrança e resguardar o direito de acesso gratuito às oportunidades de trabalho.

Em defesa, a empresa alegou que a Constituição garante o livre exercício de atividade econômica e que não há lei que proíba ou limite a cobrança de taxas pelos serviços prestados. Argumentou ainda que os clientes são informados previamente sobre os valores e têm liberdade para contratar.

Em 1ª instância, o juízo entendeu que a ausência de proibição expressa não autoriza a prática.

Na decisão, a juíza do Trabalho Odete Carlin ressaltou a declaração de Filadélfia, documento da OIT, ressaltando que "o trabalho não é mercadoria" e acrescentou: "Estabelecer um encargo para a reinserção no mercado de trabalho é, ao fim e ao cabo, onerar o trabalhador, muitas vezes desempregado e em situação de vulnerabilidade, para que ele exerça um direito social".

Diante disso, determinou multa de R$ 10 mil por descumprimento e obrigou a empresa a informar em sua sede e nas redes sociais que não cobra taxas.

 (Imagem: Freepik)

TRT-4 confirma proibição de cobrança de taxas em processos seletivos.(Imagem: Freepik)

Direito social

Ao analisar o caso no TRT, o relator, desembargador Manuel Cid Jardon, observou que, por razões éticas e de concorrência leal, a maioria das empresas de seleção não cobra honorários dos candidatos, mas sim das empresas que oferecem a vaga.

Para ele, "é ilícita a cobrança de taxa sobre o salário pelos serviços de recolocação no mercado de trabalho, como o prestado pela reclamada, porque comercializa o trabalho daqueles que estão desempregados, em busca de trabalho digno, em ofensa ao princípio da dignidade da pessoa humana, que estabelece o trabalho como um direito social".

O magistrado ainda destacou que o emprego digno e o trabalho decente são objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas (ODS 8) e que o enriquecimento de terceiros por meio de descontos salariais pela sua colocação no mercado de trabalho não é compatível com a dignidade do trabalhador.

Acompanhando o entendimento, o colegiado fixou a proibição da cobrança de taxas por empresas de recursos humanos aos trabalhadores para participação em entrevistas ou processos seletivos, mantendo a multa por descumprimento e a obrigação de divulgação da medida.

Informações: TRT da 4ª região.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...