STJ: Cueva encerra biênio à frente da 2ª seção e passa cargo a Marco Buzzi
Ministro destacou resultados alcançados e desejou sucesso ao sucessor.
Da Redação
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Atualizado às 17:10
O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva se despediu, nesta quarta-feira, da presidência da 2ª seção do STJ, encerrando um biênio marcado por intensa produtividade. O ministro Marco Buzzi assumirá a presidência para o próximo biênio a partir do proximo julgamento, agendado para o dia 27/8.
Durante sessão, o ministro destacou que ao longo dos dois anos de gestão, foram realizadas 89 sessões, sendo 35 ordinárias, 31 virtuais e 23 de afetação, com o julgamento de 14.149 processos. Desse total, afirmou que 2.403 foram apreciados colegiadamente e 11.746 de forma monocrática.
Além disso, ressaltou que as sessões ordinárias resultaram no julgamento de 148 processos, enquanto, nas virtuais, foram 2.255. No período, a seção publicou 2.402 acórdãos, baixou 7.814 processos, afetou 21 temas repetitivos e um IAC - Incidente de Assunção de Competência. Entre os repetitivos, cinco tiveram julgamento concluído, além da realização de uma audiência pública.
Em seu discurso de despedida, Cueva agradeceu aos colegas pela colaboração e paciência durante sua gestão, ressaltando a satisfação de voltar à bancada para participar dos julgamentos.
"Desejo ao ministro Buzzi muito sucesso nesse biênio que virá e, com certeza, ele também ficará impaciente e quererá voltar à bancada, brandindo seu bastão com propriedade e disciplina", afirmou.
Confira: