Kocham reúne empresas coreanas em evento no Demarest Advogados
Objetivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coreia é fomentar o intercâmbio comercial e jurídico entre os dois países.
Da Redação
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Atualizado às 16:35
O Demarest Advogados sediou evento dia 14/8, promovido pela Kocham (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coreia), entidade que reúne empresas coreanas com atuação no Brasil e fomenta o intercâmbio comercial e jurídico entre os dois países.
O encontro reuniu especialistas de diferentes áreas e do meio jurídico, além de representantes de mais de 20 empresas coreanas, em uma série de palestras que ocorreram durante a tarde da última quinta-feira na sede do escritório em São Paulo.
A programação incluiu debates sobre preservação e utilização de créditos tributários, patrocínio de atividades sociais e culturais com incentivo fiscal, indenização por danos morais no ambiente de trabalho e estratégias de resposta a ciberataques.
O objetivo do encontro foi fortalecer o diálogo entre o setor empresarial coreano e o ambiente jurídico brasileiro, promovendo principalmente a troca de experiências e boas práticas. Min Gon Kim, sócio da área de Fusões e Aquisições e líder da Korea Desk do Demarest, deu as boas-vindas a todos os presentes, ressaltando a atuação do escritório na assessoria a empresas coreanas em operações estratégicas e no fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Coreia.
Na sequência, Kun Young Yu, presidente da Kocham, fez a abertura oficial do evento, ressaltando a importância do papel da Câmara nas questões comerciais, jurídicas e de negócios para as empresas coreanas que investem no Brasil, assegurando que naveguem corretamente nesses processos.
Fabio Florentino, sócio da área tributária do Demarest, um dos palestrantes do encontro, abordou o tema "Créditos Tributários: Preservação e Utilização (Esferas federal, estadual e municipal)".
O assunto gerou diversas discussões entre os participantes, por tratar de questões que afetam diretamente os negócios no Brasil. Entre os palestrantes também estavam representantes da Kocham e sócios dos escritórios KLA e Lobo de Rizzo.
No final do dia, os participantes puderam confraternizar em um momento de networking e troca de ideias.
Dados da ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e do MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços mostram que o potencial de investimentos sul-coreanos no Brasil é significativo e vem crescendo com o fortalecimento das relações bilaterais.
O estoque de IED - Investimento Estrangeiro Direto da Coreia do Sul no Brasil atingiu US$ 11,5 bilhões em 2022, com crescimento médio anual de 11,6% - o dado é o último consolidado disponível. Entre os principais aportes estão os US$ 306 milhões da Samsung e Harman, além de investimentos da Hyundai Motor e LG Electronics.