"Processo de Execução e Cumprimento da Sentença" é lançamento na RT
Um guia imprescindível que equilibra teoria e prática, favorecendo uma melhor compreensão do cumprimento das sentenças.
Da Redação
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Atualizado às 14:00
O 6º volume da obra "Processo de Execução e Cumprimento da Sentença", lançamento da Revista dos Tribunais, examina, sob múltiplas perspectivas e com elevado rigor técnico, os principais temas relacionados à execução civil no Brasil. Sob a coordenação de Araken de Assis e Gilberto Gomes Bruschi, a obra reúne renomados especialistas do Direito Processual Civil com o objetivo de explorar os desafios práticos, as inovações legislativas e as discussões doutrinárias sobre esta temática.
Estruturado em seis partes, o livro aborda desde os fundamentos teóricos da execução, aspectos específicos do cumprimento de sentença, responsabilidade patrimonial, técnicas de repressão à fraude, penhora e impenhorabilidades, análise econômica da execução, prescrição, coisa julgada, até os temas mais atuais, como medidas executivas atípicas, desjudicialização e responsabilidade por abuso do processo.
Diferenciais da obra:
- Abordagem Teórico-Prática;
- Temas Diversificados e Inovadores;
- Riqueza de Referências Doutrinárias e Jurisprudenciais;
- Colaboração de Autores de Destaque Nacional.
Coordenação:
Araken de Assis, professor emérito da PUC/RS. Professor titular (aposentado) do PPGD (Mestrado e Doutorado) da PUC/RS. Doutor em Direito pela PUC/SP. Desembargador (aposentado) do TJ/RS.
Gilberto Gomes Bruschi, advogado, parecerista e consultor jurídico em São Paulo. Doutor e mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Professor na graduação do curso de Direito da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing em São Paulo. Coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil e em Direito Civil no Damásio Educacional. Professor convidado em inúmeros cursos de pós-graduação lato sensu pelo país, como a Faculdade de Direito de Sorocaba, a Escola Paulista de Direito, a Escola Superior de Advocacia da OAB/SP e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro efetivo do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual e do CEAPRO - Centro de Estudos Avançados de Processo. Membro das comissões de Direito Processual Civil e de Direito Bancário da OAB/SP.
Acesse aqui para conhecer e adquirir seu exemplar!